segunda-feira, 30 de março de 2009

Tramóia no Cartaxo? Chamem a polícia!





O empresário Paulo Pessoa de Carvalho tem anunciada (já com cartéis na rua) para 1 de Maio uma corrida na praça do Cartaxo: toiros de Herds. Conde Cabral, João Salgueiro, Ana Batista e Francisco Palha, Forcados de Santarém e Aposento da Moita.
Proprietária da praça, a Câmara Municipal do Cartaxo levou-a esta manhã... a concurso! A base mínima de licitação, pela adjudicação durante esta temporada, era de 12 mil euros - exactamente o valor que Pessoa ofereceu na sua proposta, sem mais um cêntimo, nem menos um cêntimo. O que pode indiciar que "a coisa estava bem cozinhada" e que o empresário em causa tinha tanto a certeza de ganhar que até já tinha anunciada uma tourada para o próximo dia 1 de Maio. Mas...
Apesar de o concurso público, promovido pela autarquia, não ter tido qualquer tipo de publicidade, dando até a ideia de que decorria "às escondidas", outro empresário descobriu que o mesmo ia ter lugar - e concorreu! Foi Paulo Tendeiro (foto da direita), da empresa "Gestoiro", o homem que contratou para este ano na praça de Moura o "furacão" Ventura e os toiros de Miura! Ofereceu pelo Cartaxo 19.500 euros, mais 7.500 euros que Paulo Pessoa...
Tendeiro não foi hoje fazer a entrega da proposta, mas enviou-a pela mão de um homem de confiança. Pessoa ficou surpreendido quando se apercebeu de que tinha um concorrente inesperado. 
Pergunta-se agora: ninguém investiga as razões que levaram a Câmara do Cartaxo a não publicitar devidamente a existência de um concurso público para adjudicação da praça de toiros? Havia a intenção de não alertar potenciais concorrentes, negociando de mão beijada a praça com Paulo Pessoa? É o que se depreende do anúncio da realização de uma tourada a 1 de Maio... ou não? Como podia Pessoa avançar com a promoção dessa corrida, contratando toureiros, toiros, forcados, mandando imprimir cartazes, se não tivesse de antemão a certeza de que a praça lhe iria parar às mãos? Como vai agora a Câmara do Cartaxo descalçar este botinha? Chamem a polícia!
Não será por estas e por outras que a nossa Festarola está como está? Ou, como de costume, vão acusar o pessoal do "Farpas" de destabilizar um ambiente onde tudo corre às mil maravilhas? Somos nós os maus da fita?
Entendam-se, meninos!

Fotos João Dinis e D.R.