quinta-feira, 30 de abril de 2009

Organizem-se!


É raro - e é estranho - aparecer no meio taurino (português, pelo menos) gente inteligente. Normalmente e sobretudo no meio empresarial, mais do que propriamente no meio artístico, há centenas de "xicos espertos" que presumem ter influência, ditar leis, delinear estratégias. Convencem-se a eles próprios que são inteligentes. São, por isso, perigosos. E constituem, muito mais que os "anti", o maior e mais duro núcleo prejudicial para a Festa. Os males não vêm de fora. Estão cá dentro. E bem enraizados. O Miguel Moutinho, ao pé deles, é um santo, devia ser canonizado como D. Nuno Álvares Pereira.
Ontem, Carlos Pegado descobriu a pólvora. Mandou-me um simpático mail - é uma pessoa educada, com princípios, até é um bom empresário, não ponho nada disso em causa - insinuando que a "Animal" se utilizava do "Farpas Blogue" como sua principal fonte de informação para saber onde se realizam touradas e depois agir contra elas. Por outras palavras, só faltou Pegado dizer que o "Farpas Blogue" está ao serviço da "Animal" e é o inimigo-público número-um da Festa. Não disse, mas mais tarde ou mais cedo apareceria quem o dissesse...
Primeiro, todos os sites taurinos têm agenda, roteiro, noticiam as touradas uma a uma, com datas, horas, cartéis, etc. Se a "Animal" se vem informar ao "Farpas Blogue", a culpa não é nossa. Revela que o "Farpas Blogue" é, de facto, o espaço mais visitado por taurinos e até por não taurinos. Orgulho-me disso.
Lamento, profundamente, que os "inteligentes" que pululam no mundo dos toiros não consigam arranjar argumentos, nem armas, nem muito menos palavras, para combater os argumentos da "Animal". Depois, vão aos debates televisivos e fazem as tristes figuras que fizeram na semana passada. Combatem os "anti" proibindo queijadas de Sintra nas praças e agora, também, insinuando que nós estamos a "prestar serviços" aos "contra" quando divulgamos as datas e os locais das touradas.
Não admira, com gente desta, que a Festa esteja como está. Organizem-se, Pegados! Defendam-se! Combatam! Mas usem um bocadinho a cabeça. Não sejam tão ridículos. Não proporcionem tantas gargalhadas aos "contra". O Miguel Moutinho deve andar radiante ao constatar a fragilidade, o "poucachinho", a pequenez desta alegre rapaziada dos bois...

Miguel Alvarenga