terça-feira, 16 de junho de 2009

"Animal" quer impedir "Michelito" de tourear em Lisboa...



A associação "Animal" apresentou uma queixa à Autoridade para as Condições do Trabalho contestando a participação do toureiro "Michelito", de 11 anos, no espectáculo de Variedades Taurinas que na próxima quinta-feira se realiza no Campo Pequeno, logo após a Novilhada de Promoção a Novos Valores - noticiou há momentos a Agência Lusa.
Na queixa enviada, a "Animal" questiona a legitimidade da "utilização do jovem toureiro no espectáculo, alegando que isso pode consubstanciar a prática de uma contra-ordenação muito grave, tendo em conta o código do trabalho" - acrescenta a Lusa.
O artigo 2 estabelece que "o menor só pode participar em espectáculos circenses desde que tenha pelo menos 12 anos de idade e a sua actividade decorra sob a vigilância de um dos progenitores, representante legal ou irmão menor".
Segundo a Lusa, a "Animal" evoca ainda a Convenção sobre os Direitos das Crianças para criticar o evento, sublinhando que a realização deste espectáculo "pode prejudicar a saúde do menor ou o seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social", uma vez que "irá enfrentar um animal extremamente possante e enfurecido".
A associação de Miguel Moutinho lembra que "apesar de ser uma organização de protecção dos animais, a verdade é que nos movem também elementares preocupações com os direitos humanos".
Contactado pela Lusa, o representante de "Michelito" Lagravére, Inácio Ramos Júnior (foto da esquerda), recusa qualquer ilegalidade na "utilização" do jovem toureiro de 11 anos, referindo que existem "um sem número de casos conhecidos de outras crianças que começaram cedo a despontar no mundo da tourada" e lembra os casos do "filho do toureiro João Moura, que se estreou com apenas 11 anos e o do ilustre D. Francisco de Mascarenhas, que começou aos 10 anos".
Nas declarações que prestou à Agência Lusa, Inácio Ramos Júnior (que também é apoderado do cavaleiro Rui Fernandes e da cavaleira Isabel Ramos, sua irmã), esclarece que no caso de o toureiro ser menor, a Autoridade para as Condições do Trabalho "apenas exige um papel assinado por um dos pais" e diz que "as acusações da 'Animal' não têm pés nem cabeça e falam sem conhecimento de causa. Na próxima quinta-feira, conto mais uma vez com a presença deles" à porta do Campo Pequeno.
"Michelito" é esperado amanhã às 8h20 no Aeroporto da Portela, onde já devia ter chegado esta manhã, mas ficou retido em Houston, devido a um desvio do avião motivado pelas más condições do tempo. O jovem toureiro, que é a nova vedeta das arenas no mundo da Festa Brava, é aguardado em Lisboa por Inácio Ramos Júnior, seguindo directamente para os estúdios da TVI, onde é entrevistado no programa "Você na TV".
Na quinta-feira fará a sua estreia na arena de Lisboa - aguardada pelos aficionados e pelo público em geral com a maior das expectativas - e na sexta estará de novo na TVI, desta vez no programa "As Tardes da Júlia", de Júlia Pinheiro, com o cavaleiro amador Miguel Moura, com quem actuará "mano-a-mano" na praça de toiros de Portalegre no próximo sábado, dia 20, a partir das 22 horas.

Foto D.R.