quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bronca: Nené trama Gonçalves na Figueira da Foz



Última Hora - A administração da RTP cancelou a transmissão prevista da corrida do próximo dia 9 de Agosto na Figueira da Foz (4ª Corrida RDP/Rádio e Televisão de Portugal) na sequência de protestos apresentados pelo empresário António Manuel Cardoso (Nené), que nesse mesmo dia organiza em Alcochete uma das corridas da tradicional Feira do Barrete Verde e das Salinas, por sinal a data mais forte desse certame.
Não houve, ao contrário do que tem circulado no meio taurino, qualquer tipo de acção judicial (providência cautelar) interposta por Nené, mas apenas e segundo este empresário, "um protesto junto da Direcção de Programas da RTP pelo facto de a corrida televisionada da Figueira se iniciar às 17.15 horas, cerca de uma hora antes da minha em Alcochete, que começa às 18".
Em declarações hoje prestadas ao "Farpas", o empresário da praça de toiros de Alcochete esclareceu:
"Venho conversando há várias semanas com o Sr. Manuel Gonçalves por causa deste problema. Existe no Sindicato dos Toureiros, ao que sei, um documento assinado por empresários e toureiros e que nunca foi revogado, por isso presumo que continua em vigor, que estabelece um convénio ou acordo entre todos, segundo o qual uma corrida televisionada só deverá ter início uma hora depois, se nesse mesmo dia se realizar, não qualquer corrida, mas uma corrida que seja de data tradicional. Documentei-me e a data forte das Festas do Barrete Verde tem 87 anos, mais que a idade do Sr. Manuel Gonçalves. Falando com ele no domingo na Póvoa (Corrida TV/Norte, que foi transmitida pela RTP) ele mesmo me aconselhou a que falasse com o Director de Programas da RTP. Falei com o senhor ao telefone, expus-lhe o problema e ele pediu-me que enviasse por escrito, foi o que fiz. Não sei como está a coisa, mas segundo me estão vocês a dizer, parece que a transmissão foi cancelada. O que eu sugeri, mas a RTP não quis, pelos vistos, foi que a corrida da Figueira fosse transmitida em diferido uma hora depois do início da minha em Alcochete ou em outro dia. Não tenho nada contra o Sr. Manuel Gonçalves, quero continuar a ser amigo dele, mas tive que defender a minha dama, se não fosse eu a defendê-la, quem o faria? Já há quem faça comparações comigo e com a 'Animal', mas é preciso que entendam o que se passou. Quem me dera a mim que a RTP transmitisse todas as corridas, de manhã, à tarde e à noite, que era bom para a Festa, mas há que haver respeito, não nos podemos a andar eternamente a atropelar uns aos outros...".

Fotos M. Alvarenga e João Dinis