segunda-feira, 20 de julho de 2009

Grande corrida em Moura!


Miguel Alvarenga - Foi isso mesmo! Uma grande corrida a que ontem à noite se realizou em Moura, saldando positivamente o balanço desta Mini-Feira do Toiro-Toiro, louvável organização da empresa "Gestoiro, Lda" de Paulo e Rodrigo Tendeiro.
A praça encheu e a moldura humana foi enorme naquela que era a corrida da revista "Ruedo Ibérico", de Pedro Pinto (incompreensivelmente, brindado apenas por Bastinhas e pelos forcados da Póvoa de S. Miguel, esquecido pelos restantes componentes do cartel...) e onde a grande expectativa residia nos toiros de Murteira Grave - um curro estupendo, superiormente apresentado e de comportamento extraordinário, que proporcionou emoção e êxitos e constituiu mais um notável triunfo da ganadaria da Galeana, superiormente dirigida por Joaquim Grave (filho), louvando-se a presença na barreira do Engº Joaquim Grave (uma referência) e de Sua Mulher, Dª Teresa Vasconcellos e Sá Grave, presenças de prestígio numa noite de enorme sucesso para a ganadaria.
João Moura reencontrava-se com a ganadaria Grave e se a sorte o não bafejou no lote, valha-nos ter tido a maestria em praça para dar a volta aos seus dois toiros, acabando mesmo por se recriar no segundo com o cavalo "Merlin", como se não fosse um Grave que tinha pela frente. Quem sabe, sabe e o resto são cantilenas...
Bastinhas é outro maestro e as suas duas actuações foram de nota alta, ao seu melhor estilo, exuberante, alegre e com imensa verdade toureira. Um campeão de lide dos Graves, a evidenciar grande momento de forma, como se os anos não tivessem passado.
A grande surpresa foi Tiago Carreiras, "imposto" neste cartel pelo seu triunfo frente aos Miuras na sexta. O jovem cavaleiro foi o que mais chegou ao público, toureou com verdade e emoção o seu primeiro e recriou-se no segundo com o cavalo-craque, mostrando-se preparado para os grandes desafios. Foi a vez que o vi melhor.
Dos forcados falarei a seguir.

Fotos M. Alvarenga