domingo, 20 de setembro de 2009

Ontem: escaramuça nos curros da Moita entre director Garçoa e o bandarilheiro Pedro Gonçalves



O director de corrida António Garçoa acusa o bandarilheiro Pedro Gonçalves (na foto da direita) de o ter desrespeitado ontem quando decorria o sorteio para a última corrida da Feira da Moita e já elaborou um relatório sobre o incidente, que amanhã de manhã deverá entregar na Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).
A contenda ocorreu no momento de afeitar os cornos aos seis novilhos-toiros das ganadarias Nuñez del Cuvillo, João Moura e Carlos Falé Filipe, com que o novilheiro João Augusto Moura se ia encerrar no derradeiro espectáculo da feira moitense.
Segundo divulga hoje o site "tauródromo" de Flávio Oliveira, o bandarilheiro Pedro Gonçalves, alegando a segurança do seu toureiro e da própria quadrilha, uma vez que os toiros não eram picados, exigiu a Garçoa que os mesmos fossem afeitados para lá do que obriga o Regulamento (12 mm). Gonçalves chegou mesmo a tirar a bitola das mãos do director de corrida e a arremessá-la para a arena, ameaçando que Augusto Moura não actuaria se as coisas não fossem como queria. O diestro tentou apaziguar os ânimos e Garçoa chamou os empresários da praça para que afastassem Pedro Gonçalves de cena...
"Se os espanhóis chegam aí e afeitam os toiros como querem e muito bem entendem, porque é que nós, portugueses, nos temos que sujeitar a uma cornada inglória?" - disse hoje Pedro Gonçalves ao "Farpas", para justificar a sua atitude.
Os toiros, segundo Gonçalves, foram afeitados de acordo com as exigências do toureiro e não como Garçoa pretendia. O relatório segue dentro de momentos na IGAC...

Fotos João Dinis