sábado, 3 de outubro de 2009

Lisboa: Rouxinol ganha Troféu "Zoio" em noite de lotação esgotada


Miguel Alvarenga - Luis Rouxinol ganhou merecidamente o 1º Troféu "José João Zoio", instituído pela empresa do Campo Pequeno, na corrida que quinta-feira passada encerrou a temporada de abono em Lisboa e ganhou assim o direito e integrar ao lado de Salgueiro e Telles Jr. o cartel da corrida-extra do próximo dia 15, onde se lidarão toiros espanhóis da ganadaria de Conde de la Corte, pegando os grupos de forcados de Coruche e do Aposento da Moita.
A praça do Campo Pequeno esgotou pela segunda vez a lotação este ano na corrida que foi televisionada pela RTP e que se iniciou com um cortejo de gala à antiga portuguesa.
Os toiros do Engº. Luis Rocha, muito bem apresentados, primaram pela mansidão e não facilitaram a vida aos toureiros e aos forcados.
Bastinhas abriu praça com a habitual alegria e empolgou; António Telles rubricou actuação dentro do seu estilo clássico e eficiente, sendo muito aplaudido na volta à arena; Rui Salvador fez os possíveis e impossíveis com o menos colaborante toiro da noite, exibindo o seu inigualável profissionalismo e a sua tremenda honestidade toureira; Rouxinol superou tudo e todos com uma das melhores exibições que lhe vimos este ano; a agradável surpresa foi Paulo Jorge Santos, que surpreendeu pela positiva e deixou a mensagem de que merece mais oportunidades no seu país, um toureiro assim não pode andar arredado das nossas arenas; por fim, Tiago Carreiras decepcionou numa noite em que muitos olhos estavam postos nele. Esteve muitos furos abaixo do seu melhor e faltou-lhe o craque "Quirino", a convalescer de uma queda em Coruche.
Os forcados não tiveram noite fácil. Vasco Dotti brilhou pelos de Vila Franca, depois de Ricardo Castelo (futuro cabo) ter tido intervenção menos brilhante no primeiro toiro. Pelo Grupo de Lisboa, Francisco Mira esteve valentíssimo, João Lucas fez a pega da noite e Pedro Miranda também brilhou.
A corrida foi bem dirigida por António Garçoa, o público esteve festivo e colaborante e no início do espectáculo o Sindicato dos Toureiros, por intermédio do seu presidente João Ribeiro Telles, prestou justa homenagem à RTP pelo apoio de muitos anos ao espectáculo tauromáquico.

Foto João Dinis/Arquivo