segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Polémica: Inácio não mora aqui...


Inácio Ramos Júnior contactou-nos, solicitando que esclarecessemos que não é ele o autor, nem a fonte, nem nada que se lhe pareça, da notícia aqui avançada ontem e que dava conta da estada de Rui Fernandes no México, onde chegou quinta-feira e de onde vem dia 22, "chamado à pressa", segundo a nossa fonte - fidedigna e que não se chama Inácio, nem Ramos, nem Júnior - para dar uma "afinadela" aos cavalos da rejoneadora Mónica Serrano e ultimar a vinda da cavaleira a Portugal na temporada de 2010.
O "Farpas" - o blogue e o jornal - não inventam notícias. O "Farpas" não fica sentado à sombra da bananeira à espera que as agora denominadas "assessorias" ou "gabinetes" de Imprensa (estão na moda...) dos toureiros lhe tragam de bandeja e mão-beijada as notícias que consideram importantes e relevantes para os seus artistas. O "Farpas" é um jornal com uma equipa formada por jornalistas, com escola, com experiência - e que procura notícias. Essa é, aliás, desde o início, a missão de um jornalista: procurar notícias, confirmá-las e dá-las ao público.
Rui Fernandes está no México desde quinta-feira passada, acompanhado pelo equitador que o ajuda na sua quinta da Charneca de Caparica. Não foi para tourear, não foi para fazer campanha, nem sequer levou casacas, botas ou tricórnios. Foi dar apoio - chamámos-lhe "afinadela", entendam como quiserem... - a Mónica Serrano, como, aliás, sucedera já há dois anos, quando a cavaleira, filha de Ramón Serrano, aqui fez campanha, sediada na sua quinta.
A nossa notícia é verdadeira - não tem absolutamente nada de falso. E chegou até nós através de fonte fidedigna (íssima) - como não podia deixar de ser.
No México, onde, pelos vistos, o "Farpas Blogue" também tem os seus fãs, a notícia incomodou alguém. Esse alguém incomodou Inácio Ramos Júnior, apoderado de Fernandes. E Inácio Ramos Júnior, apesar de ter feito crer junto desse alguém e de outros alguéns, que nada tivera a ver com a notícia, ainda se viu obrigado (por que, provavelmente, não acreditaram nele - e isso é que foi chato!) a solicitar-nos que aqui viéssemos esclarecer que, na verdade, nada ter a ver com isto. E não teve mesmo.
Infelizmente e na qualidade de "assessor de Imprensa", apoderado ou o que lhe queiram chamar, de Rui Fernandes, Inácio considerou importantíssimo bombardear os mail's da malta, na semana passada, para comunicar que o toureiro ia fazer o balanço da sua temporada num programa de rádio e, mais tarde, para informar que ele próprio (Inácio) se juntaria em estúdio a Rui Fernandes. Mas já não considerou importante informar a Imprensa de que o toureiro ia ao México, de que estava no México e de que vinha do México no dia 22. Critérios.
Pela parte que nos toca, fazemos-lhe a vontade. Pela amizade e consideração que lhe temos. E esclarecemos, para acabar de vez com a polémica: não foi Inácio que disse ao "Farpas" as coisas que pensam que ele disse e, na verdade, nunca disse. Fica a rectificação. Inácio não mora neste filme...

Foto D.R.