domingo, 21 de fevereiro de 2010

Coliseu Figueirense lamenta morte de Manuel Gonçalves

Da Companhia do Coliseu Figueirense S.A., a empresa proprietária da praça de toiros da Figueira da Foz, que estava adjudicada ao saudoso empresário Manuel Gonçalves e para a qual estavam aprazadas três corridas de toiros no próximo Verão, entre as quais a do "Farpas" e a da Casa do Pessoal da RTP, recebemos o seguinte comunicado, que a seguir se publica na íntegra:

O empresário tauromáquico do Coliseu Figueirense, Manuel Gonçalves, faleceu no passado sábado dia 13 vítima de uma queda.
Manuel Gonçalves encontrava-se na Guarda quando caíu em sua casa tendo sofrido um grave traumatismo e tendo chegado aos Hospitais de Coimbra já sem vida.
Manuel Gonçalves foi um dos mais importantes e mediáticos empresários taurinos portugueses tendo organizado durante dezenas de anos as Corridas da Casa do Pessoal da RTP e também as Corridas da Rádio Renascença.
O conhecido empresário iniciou a sua actividade em Lourenço Marques (hoje Maputo) onde era dono da Praça de Toiros e onde se celebrizou também como empresário do mundo artistico e desportivo. Já na Europa organizou muitas corridas em França e Espanha e um pouco por todo o país tendo sido empresário de mais de 50 praças em que se incluem, o Campo Pequeno e o Coliseu Figueirense, e organizado muitas das mais mediáticas corridas das últimas épocas tauromáquicas.
Para Fernando Nogueira, administrador da praça de toiros da Figueira da Foz e seu particular amigo, “perde-se um homem de referência e um dinâmico e invulgar homem de visão. A tauromaquia está de luto”, salienta.
Miguel Amaral, presidente da Direcção do tauródromo da Figueira, para além de evidenciar as suas qualidades humanas avança que estavam já aprazadas três corridas para o próximos verão, uma das quais nocturna e televisionada, sob a dinâmica de Manuel Gonçalves, lamentado "esta inesperada perda". 

O funeral realizou-se em Mizarela (Guarda), na passada terça-feira. O Coliseu Figueirense expressa as mais sentidas condolências à família e à aficcion portuguesa.

Companhia do Coliseu Figueirense S.A.

Foto Rita Barreiros