sábado, 20 de fevereiro de 2010

Empresa do C. Pequeno mente. E mentir é muito feio...



Em comunicado divulgado hoje, a empresa do Campo Pequeno anuncia por fim o cartel de abertura da temporada em Lisboa (divulgado pelo "Farpas Blogue" há cerca de uma hora) e termina o mesmo afirmando que "com a divulgação da presente notícia, a empresa do Campo Pequeno põe fim às especulações veiculadas por alguns meios de comunicação sobre a constituição do cartel de inauguração da temporada 2010 em Lisboa".
É claro - e transparente - apesar de não o referirem, que a alusão diz respeito ao "Farpas Blogue" e ao semanário "Farpas", os dois únicos meios de comunicação que já avançaram em rigoroso exclusivo alguns dos cartéis da temporada lisboeta, deixando os empresários à beira de um ataque de nervos (nervos miudinhos, que são ainda piores que simples nervos...).
Mas a empresa mente. E mentir é feio. Muito feio mesmo. Além de que faz crescer o narizinho, como aconteceu ao famoso Pinóquio... lembram-se? Ou não conhecem a história?
Não houve "especulação" nenhuma nas notícias que avançámos. Anunciámos como cartel de abertura da temporada um mano-a-mano entre João Salgueiro e Diego Ventura. E era verdade. O próprio Rui Bento confirma - e não consta que também estivesse a especular - na entrevista que esta semana veio publicada na revista espanhola "6 Toros 6".
Sobre o cartel da corrida inaugural, diz (e mantemos o espanhol para evitar eventuais más traduções e aqui transcrever na íntegra a declaração do gestor do C. Pequeno):
"Será una corrida de rejones en la que se despedirá el cabo de los Forcados de Lisboa, José Luis Gomes. Toreará seguro João Salgueiro, que fue el triunfador absoluto del pasado año como cavalheiro. Del resto del cartel no tengo nada confirmado, pero cabe la posibilidad que debute Diego Ventura".
Questionado a seguir se "podemos dar por feito o acordo com Ventura" para que toureie finalmente em Lisboa, Bento responde: "casi al cien por cien", que significa "quase a cem por cento". Quase não é mesmo que definitivo...
A empresa idealizara, há três semanas e na presença de Ventura, de seu pai e do seu apoderado no escritório da praça de toiros do C. Pequeno, o mano-a-mano com Salgueiro a abrir a temporada. Ventura exigiu três toiros de Fermín Bohórquez. Salgueiro elegeria três de outra ganadaria.
Há duas semanas, as negociações da empresa com a ganadaria Bohórquez "azedaram", ao que consta, pelo valor dos toiros exigido pelos ganadeiros espanhóis. Além disso, a cena (a que o semanário "Farpas" fez referência) ocorrida na marisqueira "A Torre", no Porto Alto, protagonizada por João Salgueiro da Costa (filho de João Salgueiro) e que precipitou a separação do empresário e até então seu apoderado João Pedro Bolota, na presença de Ventura pai, terá azedado ainda mais a relação Salgueiro/Ventura e posto em perigo o mano-a-mano - como também o jornal "Farpas" noticiou. Tudo isso alterou as intenções empresariais e acabou por deitar por terra o projectado mano-a-mano a abrir a temporada. Não houve especulação nenhuma. Houve, isso sim e era bom que a empresa o assumisse, sem mentiras, uma forçada alteração dos seus projectos. Os empresários do Campo Pequeno mantêm a intenção de organizar um mano-a-mano de Ventura com um cavaleiro português, mas agora admitem a hipótese de o fazer com António Ribeiro Telles, em vez de Salgueiro. Outra verdade que anunciamos em primeira mão. E que também não é especulação nenhuma.
Quando ler no "Farpas", acredite! Quando ler nos comunicados da empresa do Campo Pequeno... nem por isso!

A Direcção do "Farpas Blogue"

Foto D.R.