segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Exposição "Arenas" inaugurada com sucesso em Coimbra


Foi com casa cheia que inaugurou em Coimbra a exposição Arenas, com pintura de Élia Ramalho e fotografia de Paula Almeida. A Galeria Minerva foi pequena para todos os que quiseram marcar presença, entre os quais João Cortesão, acompanhado dos filhos, Jaime e António, César Pegado e Marco Gomes, que desde Alter do Chão rumou a Coimbra com a família.
O painel em tríptico de Élia Ramalho traduz as várias vertentes do toureio, destacando-se uma homenagem a Manolete. A jovem promessa da pintura, aficionada, é natural de Tomar, tendo já retratado várias figuras da tauromaquia nacional, entre as quais Rui Salvador e Paulo Jorge Ferreira.
Quanto às fotos de Paula Almeida, foram recolhidas nos últimos anos em várias arenas lusas, espelhando detalhes “debruados com a lotaria do instante”, como refere a jornalista Paula Carmo, autora de um magnífico texto incluído no folheto da exposição.
Recorde-se que a exposição coincidiu com o arranque da Tertúlia Tauromáquica Feminina “A Mantilha” — da qual tanto Élia Ramalho como Paula Almeida fazem parte —, que reuniu nesse dia pela primeira vez alguns dos seus elementos fundadores, prometendo para breve as suas primeiras actividades.
A exposição, patente na Galeria Minerva, em Coimbra (Rua de Macau, 52, Bairro Norton de Matos) pode ser visitada até ao próximo dia 4 de Março, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 20h00.
Na foto da esquerda, Élia Ramalho e Paula Almeida; acompanhadas de João Cortesão, Marco Gomes e sua Mulher na foto da direita.

Fotos D.R.