segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Manuel Gonçalves sepultado amanhã na Guarda


A notícia colheu de forma brutal o meio taurino. Morreu ontem o último grande empresário português. Manuel Gonçalves, de 76 anos (cumpria mais um aniversário no próximo dia 19 de Março, Dia do Pai), sofreu ontem uma queda nas escadas da casa que estava a recuperar na Guarda, na aldeia de Mizarela, de onde era natural, que lhe provocou forte traumatismo craniano.
O veterano empresário estava a passar este fim-de-semana prolongado na companhia de sua Mulher, Dª Maria Emília, na aldeia onde vivia ainda um seu irmão. Foi transportado ao Hospital da Guarda e transferido para o de Coimbra, onde já nada foi possível fazer para o salvar, dada a gravidade da lesão sofrida.
O corpo de Manuel Gonçalves sairá amanhã pelas 10 horas do Hospital de Coimbra para a Igreja da aldeia de Mizarela, na Guarda, onde o enterro se realizará às 15 horas.
Que dizer mais numa altura destas? Apenas que nada voltará a ser como dantes na história da Tauromaquia lusa. Manuel Gonçalves organizaria este ano três corridas da RTP nas praças do Redondo, da Póvoa de Varzim e da Figueira da Foz e ainda a 11ª Corrida "Farpas" de novo no Coliseu Figueirense. Estava ainda em conversações com a empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota, para a possibilidade de realizar ainda uma quinta corrida numa das praças geridas por esta empresa, provavelmente a do Montijo. Acalentava a esperança de nesta temporada poder finalmente realizar o seu antigo sonho de juntar mano-a-mano João Moura e Paulo Caetano.
O semanário "Farpas", que já se encontrava esta manhã pronto a entrar nas máquinas, vai alterar a primeira página e prestar a derradeira homenagem ao Amigo e ao Homem, mas sobretudo ao Empresário que mudou a Festa de Toiros em Portugal nos últimos trinta anos.
À Ilustre Família enlutada, especialmente a sua Mulher, seus filhos e netos, a equipa "Farpas" apresenta as mais sentidas condolências.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"