sábado, 20 de fevereiro de 2010

Miguel Alvarenga: "Empresa do C. Pequeno deve pedir-nos desculpa e assumir que mentiu!"


Hugo Teixeira - Questionado há momentos sobre a polémica gerada esta tarde pela "boquinha" da empresa do Campo Pequeno (indirecta, sem a coragem que se impunha de "chamar os bois pelos nomes") ao nosso jornal e a este blogue, acusando-nos no seu comunicado de termos "especulado" quanto ao cartaz de abertura da temporada lisboeta, o director do semanário "Farpas", Miguel Alvarenga, respondeu com a habitual frontalidade e sem papas na língua:
"O 'Farpas' não mente, por muito que isso custe, e parece que custa imenso, aos senhores empresários do Campo Pequeno. Quando anunciámos o mano-a-mano Salgueiro/Ventura a abrir a temporada, tínhamos (e eles também) a certeza do que estávamos a escrever. Fizemo-lo aqui no blogue, horas depois da reunião havida nos escritórios da empresa entre o próprio Diego Ventura, seu pai João Ventura e o seu apoderado em Portugal, Rafael Vilhais. Pelos motivos que já revelámos, o mano-a-mano não se concretizou. Mas não era especulação nossa. O próprio Rui Bento o confirma na entrevista à revista espanhola '6 Toros 6' e, como se isso não bastasse, há a confirmação do próprio João Salgueiro na entrevista à revista 'Contra-Barreira' publicada também esta semana. No comunicado desta tarde, a empresa mente ao acusar 'certos meios de comunicação' de terem especulado quanto ao cartel de abertura da temporada no Campo Pequeno. Mente descaradamente. E isso é mesmo muito feio...".
E acrescenta o director do jornal "Farpas":
"Ao contrário do que se passou em Sevilha, onde a empresa da Real Maestranza reuniu os jornalistas para anunciar os cartéis da Feira de Abril e começou a conferência frisando que não ia anunciar nenhumas novidades porque os cartéis já tinham sido todos divulgados, graças ao bom trabalho da Imprensa (é para isso que os jornalistas existem, não é para fazer fretes aos senhores empresários e escrever só o que eles mandam!), a empresa do Campo Pequeno não aceita que a Imprensa divulgue primeiro que ela as suas novidades. Nós fizemo-lo. E os senhores empresários ficaram à beira de um ataque de nervos, irritadíssimos com o facto de o 'Farpas' saber tudo o que se passa dentro das suas paredes! Mas é esse o nosso trabalho. Eles organizam touradas, nós temos a obrigação e o dever de informar e dar notícias. Este comunicado é, no mínimo, ridículo e revela uma vez a prepotência desses senhores e a tentativa (onde é que já vi isto?...) de quererem controlar a Comunicação Social, só permitindo que escrevam o que eles querem, quando eles querem e como eles querem. Há também, pelos vistos, um 'Polvo' na empresa de Lisboa...".
E agora, Miguel?
"Agora, penso que já chega de tanta prepotência e de tanta arrogância. O senhor Rui Bento, gestor da praça do Campo Pequeno, pôs-me um processo em tribunal, com todas as chatices que isso acarreta, difamou-me, acusou-me de crimes que não pratiquei, perdeu o processo e até hoje ainda não me apresentou um pedido formal e público de desculpas, como se impunha e se exigia, se fosse homenzinho. Agora, vem este comunicado com indirectas ao nosso jornal e ao nosso blogue, acusando-se de especular, dando a entender que mentimos. Já chega. Agora não vou cruzar os braços. Exijo que a empresa do Campo Pequeno apresente um pedido formal e público de desculpas ao jornal 'Farpas' e ao 'Farpas Blogue' pelas parvoíces infantis que escreveu hoje nesse comunicado. Se não o fizer, serei obrigado a tomar outras medidas e a agir de outra forma. Mas, sinceramente, acredito que, pelo menos, os Drs. Borges são pessoas dignas e assumirão este erro, formalizando esse pedido de desculpas oficialmente. Fico a aguardar".

Foto Rita Barreiros