terça-feira, 13 de abril de 2010

"Farpas Blogue" esclarece Paulo Pessoa


Na sequência do comunicado emitido esta tarde pela Associação de Empresários Tauromáquicos Portugueses (APET) e assinado pelo seu presidente, Paulo Pessoa de Carvalho (na foto com Abel Correia), vimos esclarecer o seguinte:
- Paulo Pessoa de Carvalho pretende, a todo o custo, exercer um apertado controlo sobre a comunicação social, frisando neste comunicado e num anterior, que toda e qualquer notícia referente à APET só deverá ser veiculada pela APET - e por mais ninguém.
- A APET é, ou pretende ser, uma associação representativa dos empresários tauromáquicos nacionais. Os jornalistas dão notícias. Não ficam à espera que as notícias lhes sejam dadas. Pela ordem de ideias de Paulo Pessoa de Carvalho, toda e qualquer notícia referente a empresas taurinas só poderia ter cabimento na comunicação social desde que transmitida, de modo oficial, pela APET.
- Neste comunicado, Paulo Pessoa de Carvalho não desmente minimamente a notícia avançada pelo "Farpas Blogue" - o incidente do Montijo (que ele próprio confirma e a que faz alusão) será um dos pontos (provavelmente o principal) a discutir na reunião da APET da próxima quinta-feira.
- A notícia do "Farpas Blogue" não é, de todo, "desprestigiante" (para ninguém e muito menos para a APET - ou Paulo Pessoa considera "desprestigiante" que a sua associação vá discutir o incidente do Montijo?) nem "errónea". Apenas errámos (e fica o esclarecimento feito) quando escrevemos que a reunião da APET tinha sido convocada de propósito para abordar o assunto do Montijo. Mas é irrelevante. O cerne da questão estava bem expresso na nossa notícia: o caso do Montijo vai ser apreciado pelos senhores empresários para que, como diz Paulo Pessoa, se não volte a repetir.
- Por fim, lamente-se que a APET não tenha noticiado oficialmente - ou assumido pública posição logo após os incidentes - que iria abordar o que considera "atropelamentos e atitudes incorrectas na promoção dos espectáculos" na sua reunião mensal. O caso é importante e a sua discussão é pertinente e urgente. A APET só veio a público dizer que o assunto ia estar sobre a mesa na sua reunião, depois de o "Farpas Blogue" o ter noticiado. Se o não tivessemos feito, provavelmente a reunião da APET ficaria abrangida pelo secretismo com que Paulo Pessoa pretende, pelos vistos, a todo o custo, manter as actividades da associação.

A Direcção do "Farpas Blogue"

Foto Hugo Teixeira