segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Luis Mariscal, ex-matador, é irmão de Salvador Cortés



Luis Mariscal, o bandarilheiro gravemente colhido ontem em Sevilha e que se encontra ainda em risco de vida num hospital da cidade, tem 32 anos, foi matador de toiros e é irmão do diestro Salvador Cortés, a cuja quadrilha pertence e às ordens de quem actuava ontem na Real Maestranza.
Luis Alejandro Mariscal Cortés, de seu nome completo, nasceu em Sevilha a 5 de Setembro de 1977. Seu pai, Luis Mariscal Martínez, foi bandarilheiro com picadores, o irmão Salvador é matador de toiros e o tio, Pedro Santiponce, é também bandarilheiro. Mariscal é ainda primo do matador de toiros retirado Pepe Luis García.
Ex-novilheiro e também ex-matador de toiros, Luis Mariscal apresentou-se em público a 20 de Maio de 1989 em Santiponce (Sevilha) e debutou com picadores em 20 de Agosto de 1994 em Santa Olalla del Cala (Huelva), alternando com o primo Pepe Luis García e com Joselu de la Macarena, frente e novilhos de Arcadio Albarrán.
Tomou a alternativa de matador de toiros em Sevilha (onde ontem ia perdendo a vida) em 23 de Abril de 1998, apadrinhado por Finito de Córdoba com o testemunho de Morante de la Puebla, com toiros de Nuñez del Cuvillo.
Em 2006, desfeito o sonho de chegar a figura do toureio, trocou o ouro pela prata e tornou-se bandarilheiro, estreando-se como tal em Abril desse ano em Arles, França, com toiros da ganadaria portuguesa de Palha.
Desde então, actuou nas quadrilhas de seu irmão Salvador Cortés, de Tomás Campuzano, Manili, Espartaco, Javier Cortés, Júlio Parejo, Ángel Luis Carmona e Andrés Palácios, entre outros. Actualmente, estava fixo nas quadrilhas de Salvador Cortés e do novilheiro Miguel de Pablo.

Foto www.sevillataurina.com