quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tapar o sol com uma peneira...


Que Ana Batista tenha vindo hoje a público, com um comunicado, procurando pôr água na fervura no caso das polémicas acusações feitas a empresários taurinos numa tertúlia em Salvaterra - entende-se e não espanta ninguém.
Só custa mais a entender que, tendo o video dessas declarações surgido na edição online do jornal "O Mirante" no passado dia 8, só duas semanas depois a cavaleira tenha tido a preocupação de vir fazer esclarecimentos. Diz - e terá toda a razão - que só foram divulgados cinco minutos de um discurso seu de duas horas e que as declarações bombásticas que tanto deram que falar foram interpretadas como foram por terem sido retiradas do seu contexto. Seja como for e em que contexto for, as acusações aos empresários e ao facto de comprarem toiros espanhóis por serem mais baratos, mais obesos e darem mais porrada aos forcados - têm exactamente o mesmo sentido e o mesmo efeito.
Estranha-se que tenha sido preciso o jornal "Farpas" fazer manchete do caso na sua edição de hoje para Ana Batista entender e avaliar a extensão e a gravidade das suas acusações. Se tem aclarado tudo mais cedo (duas semanas antes) quando o video surgiu na internet, talvez a tempestade não tivesse passado de uma simples rabanada de vento...
Quanto ao comunicado de Paulo Pessoa de Carvalho, procurando desmentir-se a ele próprio, assegurando que as notícias (a notícia do "Farpas") sobre a decisão de acabar com o apoderamento de Ana Batista "não passa de especulação" - nem nos merece um comentário.
Foi o próprio Pessoa de Carvalho quem o comunicou em conversa telefónica com o director do "Farpas" - que está gravada - na semana passada, adiantando que a sua decisão se devia ao facto de "estar cheio do apoderamento" e por considerar que as funções de empresário e apoderado não se conjugavam e por isso abandonara os apoderamentos anterior (José Luis Gonçalves, Brito Paes e Mateus Prieto) e agora este.
O "Farpas" não retira, por isso, uma vírgula do que está escrito sobre o assunto na edição de hoje - e que são, afinal, declarações do próprio Paulo Pessoa de Carvalho.
Ambos tentaram hoje tapar o sol com uma peneira: Ana e Paulo. Mas todo o mundo sabe que isso não é coisa possível...

Foto João Dinis