segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exposição em Portalegre foi um sucesso

Marco Gomes, Simão Comenda, João Cortesão, o presidente da Câmara de Portalegre, Mata Cáceres e João Patinhas
Idalete Santos, viúva do saudoso bandarilheiro José Agostinho dos Santos,
com Marco Gomes
Aficionados de solera não faltaram ao acto inaugural da exposição
António José Batista, João Cortesão, Mata Cáceres e Marco Gomes


Paulo Caetano com Marco Gomes


Mais de uma centena e meia estiveram presentes no dia 8 na primeira Jornada Taurina do ano que agora começa. Aconteceu em Portalegre e envolveu o lançamento do livro “Pr’a que a terra não esqueça” de João Cortesão e a abertura da Exposição “Simbiose Taurina – 3 séculos de tauromaquia” de Marco António Gomes.
Entre os presentes destaque para a “comitiva eborense” liderada por João Patinhas e Gabriel Fialho, para o staff de Manuel Comba, variadíssimos forcados, José Cortes, Paulo Caetano, Idalete Santos e um bom punhado de aficionados.
No inicio da sessão Marco Gomes apresentou o autor do livro João Cortesão, com palavras que relevaram o carácter frontal do autor, bem como o seu percurso desde a juventude. Depois João Cortesão apresentou o seu trabalho, seguindo-se António José Baptista que traçou o percurso de Marco Gomes enquanto aficionado. A fechar Mata Cáceres, congratulou-se com a iniciativa e lembrou que é necessário continuar a combater a cruzada dos anti taurinos na destruição da Festa.
Após os actos iniciais, passou-se aos habituais autógrafos e à visita da Exposição que fizeram os aficionados recuar até ao séculos XIX, através de um espaço amplo e bem decorado.
O Presidente da Câmara e a Vereadora Adelaide Teixeira agraciaram João Cortesão e Marco Gomes com medalhas de José Régio.
Como estávamos em terras de Baco, no final assistiu-se a uma prova de vinhos, queijos e enchidos da região, num convívio bastante animado que durou pela noite dentro.
Os aficionados poderão visitar as Exposição até ao dia 30 de Janeiro, prevendo-se que a mesma possa ainda no presente ano ser apresentada no México.

Fotos de Fernando Marques e Ana Meira