segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Festa de luto pela morte do Dr. Francisco Palha Botelho Neves


Está de luto a Festa Brava pela morte, ontem, de um dos grandes vultos do meio taurino português, o Dr. Francisco Palha Botelho Neves, ganadeiro, insigne aficionado, advogado, conferencista e escritor.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1930, era descendente por via materna de uma família de lavradores e criadores de toiros bravos, sendo o último bisneto vivo de José Pereira Palha Blanco.
Foi durante longos anos representante e co-proprietário da ganadaria Palha.
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, iniciou em 1956 a sua carreira de advogado, exercendo ao longo de mais de 50 anos e sendo mesmo alvo de uma justa homenagem por parte de Ordem dos Advogados.
Como escritor, assinou em várias revistas da especialidade, sendo co-autor, com o escritor francês Pierre Dupuy, da obra "Palha - Alquimia da Bravura".
Era docente das disciplinas de Ciência Sócio-Política e Cultural na Universidade Sénior de Braga.
Em Abril de 2009 (foto) foi alvo de significativa homenagem durante um festival realizado na praça de toiros da Terrugem pela Associação de Beneficência Amigos da Terrugem, de que foi presidente ao longo de mais de vinte anos, sendo na altura seu Presidente Honorário. Durante este festival, o Dr. Botelho Neves recebeu também justíssima homenagem por parte da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I.
O seu corpo encontra-se em câmara ardente no Centro Funerário de Elvas, onde hoje será rezada missa às 17h30, sendo depois cremado.
À ilustre Família enlutada, a equipa "Farpas" apresenta os mais sentidos pêsames.

Foto D.R.