terça-feira, 23 de agosto de 2011

Grupo da Tertúlia do Montijo realizou treino em Janas (Sintra)




António Velez - Integrado nas festas em honra de S. Mamede, no passado sábado, dia 20 de Agosto, o grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo realizou um treino público em Janas, no concelho de Sintra.
Sob a orientação do cabo Márcio Chapa, para além da demonstração da arte de bem pegar toiros e da promoção da festa brava, o treino serviu também para a integração de novos elementos e preparação para os próximos compromissos do grupo.
Apesar das ameaças de chuva, houve uma boa afluência de público que aplaudiu entusiasticamente a coragem e destreza dos jovens moços de forcado montijenses, diante de um bom lote de reses bravas.
Em redor da capela circular, momento nacional e de grande atracção arquitectónica, as tradicionais festas em honra de S. Mamede, são um dos principais festejos populares que se realizam no concelho de Sintra durante o mês de Agosto, atraindo anualmente milhares de pessoas.
No dia 17, que o calendário atribui a S. Mamede, o padroeiro dos animais, realiza-se a tradicional exposição de gado e a feira atinge o seu auge, com centenas de pessoas que, sob a sombra dos pinheiros, fazem o tradicional piquenique.

Fotos D.R.