quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A moda dos "gabinetes de imprensa"...


Miguel Alvarenga - É preso por ter cão, preso por o não ter. Se os toureiros não se mexem e não fazem das tripas coração para voltar a ser ídolos, como antigamente, é porque são estúpidos e não acompanham as modas, esquecendo-se da importância vital que tem o marketing. Não se promovem, não se dão a conhecer... Se contratam gabinetes de imprensa ou mesmo agências de comunicação para publicitarem a sua actividade e a sua imagem, são os críticos que os criticam, alegando que estão a pagar uma "nota negra" para serem publicitados, mas depois querem que os orgãos de comunicação social os publicitem "de borla", através das notas de imprensa enviadas pelos "gabinetes" pagos e bem pagos...
Além disso, os "gabinetes de imprensa" dos toureiros, como bem referiu recentemente o director da revista "Novo Burladero", João Queirós, na entrevista que deu à "Equitação TV", escrevem o que os toureiros lhes mandam - e que, por norma, é positivo e triunfal. Não passa pela cabeça de ninguém que um assessor de imprensa de um toureiro envie para a "prensa" uma nota negativa àcerca de uma actuação de quem o contratou e lhe pagou...
Queirós frisou mesmo que na sua revista não publica notas enviadas pelos "gabinetes de imprensa" dos homens das arenas. Nós, aqui, nem por isso. Há, de vez em quando, notícias interessantes enviadas pelos assessores dos toureiros - que por isso mesmo merecem ser noticiadas. Quanto aos triunfos, às expectativas para hipotéticos triunfos nesta ou naquela praça... isso aí, vamos ali e já vimos.
E os toureiros não se podem esquecer de que, gastando rios de dinheiro (não tanto como isso, mas...) com assessores de imprensa, estes só conseguem mostrar trabalho se os orgãos de comunicação derem abrigo aos seus escritos. E aqui, amigos meus, ou "mamam" todos ou não há moral...
Uma situação complicada, mas que, por um lado, há que aplaudir pelo facto de os toureiros terem finalmente acordado e assumido que o marketing, hoje em dia, é fundamental para o sucesso de qualquer carreira. Por alguma coisa a "Coca-Cola" é a bebida mais famosa do mundo e todos os dias vemos anúncios dela nas televisões e nos jornais...

Fotos D.R.