quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Polémica na Azambuja: Oliveira "não deixa" tourear Ana Rita...


Vamos ter polémica com a corrida de inauguração da nova praça de toiros da Azambuja (25 de Setembro). O "folhetim" tem novos e escaldantes episódios: após ter ficado "de fora" do cartel por exigir um "cachet" de 5 mil euros, o veterano cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira comunicou esta manhã à empresa "Aplaudir" que "não autorizava" a jovem cavaleira Ana Rita, sua pupila, a tourear, apesar de ontem João Pedro Bolota, conforme anunciámos, ter fechado contratado com o apoderado dela, Maurício Vale...
"Se não vou, a Ana Rita também não vai!", disse Manuel Jorge de Oliveira esta manhã a Luis Miguel Pombeiro, da "Aplaudir", alegando que "os cavalos são cá da casa e a Ana Rita não irá!".
Luis M. Pombeiro recusou-se a fazer grandes comentários ao "Farpas". Limitou-se a dizer:
"A 'Aplaudir' lamenta e tem pena que Manuel Jorge não toureie, apesar de ter sido o primeiro toureiro que contactámos. Também lamenta e tem pena que Ana Rita não esteja no cartel de inauguração da nova praça da Azambuja. Mas não será por isso que a corrida vai deixar de se dar e com um grande cartel, podemos assegurar. O nosso objectivo, que não tem a ver com políticas, mas sim com o interesse de servir a Festa e a Azambuja, é inaugurar a praça com um grande cartel e fazer uma justíssima homenagem à memória de um grande azambujense, uma figura incontornável da nossa Festa e um grande nome da lavoura portuguesa, o Dr. Ortigão Costa, cujo nome será dado à praça. Lamentamos imenso que o cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira não entenda isso e queira fica de fora de uma festa destas...".
E quanto ao "cachet" exigido pelo toureiro e que está no cerne da polémica, disse apenas o representante da "Aplaudir":
"A empresa não faz comentários àcerca dos 'cachet's' dos toureiros. Confirmo que foi esse o valor pedido por Manuel Jorge, está no seu direito e a 'Aplaudir' está também no direito de ajuizar e calibrar o valor real dos toureiros e gerir o seu dinheiro da forma que considerar mais conveniente".

Foto João Dinis/www.touroeouro.com