quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Rei da puntilla" cumpre 20 anos de alternativa!




Com uma carreira de luta marcada pela dignididade e a humildade que faz grandes os homens, o bandarilheiro Francisco Duarte (Paco Duarte), natural da Malveira, cumpre no próximo dia 25 de Agosto a bonita efeméride do 20º aniversário da sua alternativa de matador de toiros, ocorrida na praça espanhola de Chelva na tarde de 25 de Agosto de 1991.
O doutoramento foi apenas o cumprir de um sonho, depois de uma esforçada caminhada como novilheiro (foto da direita), tendo inclusivamente actuado em Las Ventas, Madrid, depois de ali ter estado (há 30 anos) em protesto cerca de um mês na porta principal a pedir uma oportunidade.
Pouco tempo depois da alternativa, Paco Duarte passou a bandarilheiro, actuando nas quadrilhas de alguns dos mais famosos rejoneadores e cavaleiros nacionais, estando actualmente na quadrilha de João Moura Júnior como "puntillero", arte em que é mestre (foto de cima).
Não se dão os parabéns antecipados, muito menos a toureiros, gente de superstições "agravadas". Temos tempo, no dia 25, para assinalar e comemorar com a dignidade que a data merece, o 20º aniversário do cumprimento do sonho do nosso amigo Paco, no ano em que atingiu outra "cifra" histórica: fez 60 anos em Março.

Fotos D.R.