segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Terrugem: lenços brancos dão triunfos a Pedro Salvador e Forcados de Monforte

João Moura Caetano em ano de triunfos atrás de triunfos!
A pega de Nelson Catambas, vencedora do prémio em dispura na 1ª Corrida "taurodromo.com"
Ricardo Cardoso (Amadores de Monsaraz) sofreu lesão num braço e recolheu ao hospital
Não davam direito a orelhas, mas a prémios, os lenços brancos acenados na Terrugem!
Público "votou" acenando lenços brancos
Nelson Catambas (Amadores de Monforte) e Pedro Salvador, vencedores dos prémios em disputa
Pedro Salvador inspiradíssimo em noite espectacular!
Rui Salvador, que nunca toureou em Espanha, viu-se pela primeira vez aclamado com lenços branco!

Miguel Alvarenga - Três quartos de casa e uma agradável noite de toiros, este sábado, na praça alentejana da Terrugem, naquela que foi a primeira corrida dos nossos companheiros do site "taurodromo.com", marcada pela inovação (inédita e, por isso, discutível) dos lenços brancos acenados pelo público para "votar" nos prémios para a melhor lide e melhor pega - ganhos, justamente, pelo cavaleiro Pedro Salvador e pelo forcado Nelson Catambas, dos Amadores de Monforte (quinta pega da noite).
De escassa apresentação, pequenos, mas manejáveis - e eu continuo a preferir estes toiros "à antiga", como já acontecera este ano em Elvas, dando bom jogo, deixando-se lidar, arrancando com alegria para a forcadagem - os seis toiros de Paulo Caetano proporcionaram boas exibições a todos. Não têm, obviamente, a emoção e a transmissão dos "bisontes" de 600 quilos, mas servem, divertem, proporcionam bom ritmo ao espectáculo e êxitos aos toureiros.
Rui Salvador é toureiro para outros toiros. Duros, difíceis, que permitem vir acima a sua garra e a sua enorme casta de lutador e toureiro valente. Deu o seu melhor, triunfou, mas o Salvador que gostamos de ver (não por falta de empenho seu, mas por falta do tal toiro) não é aquele. Grande, entregue, honesto (íssimo), profisisonal dos pés à cabeça, mesmo assim.
Pedro Salvador é, como já aqui escrevi, um toureiro de inspiração. Na Terrugem esteve em noite inspirada. E o toureio aconteceu. Fez tudo bem feito. O público vibrou com as suas actuações. Foi triunfador da noite por mérito próprio. Pelo bom toureiro que é, que a qualquer momento pode "explodir" e vir por aí acima. O seu momento não chegou ainda, mas Pedro está cada vez mais próximo de romper em força. E, garanto, vai ser um caso sério!
João Moura Caetano está num momento grande. Num momento de consagração em que se supera de corrida em corrida, procurando e alcançando a perfeição. Exibindo novos cavalos, a par dos já conhecidos, com destaque para o "Xispa" (enorme!), esteve brilhante em todos os aspectos: na preparação das sortes, na exactidão com que reuniu e cravou, na arte com que remata as sortes, recriando-se em adornos de efeito triunfal. Noite grande, também, para o João!
Pegavam três grupos de forcados: pelos veteranos da Tertúlia do Montijo, grande pega do cabo Márcio Chapa e prestação menos conseguida de José Eufémia (à terceira); pelos de Monforte, boa pega de Ricardo Carrilho e triunfo absoluto de Nelson Catambas, vencedor do troféu em disputa; pelo grupo de Monsaraz, boa pega de José Campaniço e outra de Rui Rodrigues a "dobrar" Ricardo Cardoso, que sofreu uma lesão no braço e recolheu ao hospital.
A corrida foi bem dirigida, com a usual competência, pelo antigo forcado de Montemor Agostinho Borges, que nesta data assinalava seis anos como director de corrida, tendo-se estreado precisamente nesta praça da Terrugem - parabéns, Agostinho!
Nota alta para a dinâmica dos empresários Francisco Leitão e Carlos Calado (antigo cavaleiro tauromáquico) - que em Outubro podem ainda levar a cabo um festival nesta praça.

Fotos M. Alvarenga e Fernando Clemente/parartemplarmandar.blogspot.com