quinta-feira, 11 de agosto de 2011

V. Franca: Levesinho desvenda primeiros segredos da Feira de Outubro



Exclusivo "Farpas" - Ricardo Levesinho desvendou-nos hoje os primeiros segredos da próxima Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, que este ano assinalará o 110º aniversário da praça "Palha Blanco".
O ciclo é composto por três espectáculos: uma corrida à portuguesa no dia 1 de Outubro (sábado, nocturna), uma corrida apeada com três matadores no dia 2 (domingo à tarde) e a tradicional corrida de exaltação aos Forcados de V. Franca na terça-feira (nocturna) na terça-feira, 4 de Outubro.
Os cartéis serão delineados e rematados durante a próxima semana. Para já e segundo Levesinho, a "Tauroleve" tem apenas um toureiro contratado (António Ribeiro Telles) e um grupo de forcados (V. Franca) para a corrida de terça-feira, dia 4, em que se lidarão três toiros de Palha e três da mítica ganadaria espanhola de Miura.
No que respeita a ganadarias, a empresa continua a apostar no toiro-toiro e as corridas estão rematadas: lidar-se-à um imponente curro de toiros de Manuel Coimbra (que estava apartado para este ano em Madrid) na primeira corrida, no sábado, 1 de Outubro.
Para a corrida apeada de domingo, dia 2, estão escolhidos seis toiros de Falé Filipe. O "Farpas" viu hoje as fotos dos toiros (que a seu tempo, a empresa divulgará): têm cerca de 80 centímetros de piton a piton, de arrepiar!
Ricardo Levesinho tem ideias, ainda não definidas.
"Gostava de dar seriedade ao toureio a pé, as pessoas têm a mania de dizer que as corridas apeadas em Portugal não têm seriedade... Gostava de lidar os seis toiros de Falé Filipe em astes limpas e de contratar três matadores portugueses... vamos ver, na próxima semana terei notícias", adianta o empresário, que não afasta a hipótese de falar com o Maestro Vitor Mendes, mas tem também "em carteira" nomes como os de Luis "Procuna", Nuno Casquinha, António João Ferreira e Sérgio Santos "Parrita". Fora de questão não estará também a possibilidade de um dos três matadores ser Octávio Chacón, o andaluz que este ano triunfou por duas vezes na Monumental do Montijo. Nem a hipótese de vir António Ferrera...
Aguardem-se notícias de Ricardo Levesinho na próxima semana. Mas a Feira de Outubro na centenária praça "Palha Blanco" já está em marcha!

Fotos Dias dos Reis e D.R.