quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ASAE investiga morte dos cavalos de Joana Andrade e Jorge D'Almeida



"A todo o momento estamos à espera dos resultados das análises mandadas fazer pela ASAE, às rações que os cavalos comeram e que lhes terão provocado a morte, a fim de se terem certezas absolutas destes factos e se poder responsabilizar os eventuais culpados" - disse Joana Andrade ao "Farpas".
Como anteriormente referimos, dois dos melhores cavalos da sua quadra de tourear, o "Poeta" e o "Baptista", morreram depois de ingerir determinada ração que se suspeita contenha toxinas fatais para os animais. Os primeiros sintomas são a falta de forças nos quartos traseiros, acabando os animais por se deitar, não mais se conseguindo levantar. Neste estado, em perigo de vida, "nas últimas", como agora mesmo nos referiu o coudeleiro João Anão, apoderado de Joana Andrade e em cuja herdade a cavaleira tem a sua quadra, estão neste momento mais três cavalos da toureira, o "Manolete", o "Moreno" e o "Miura", bem como o "Urânio", garanhão das éguas de João Anão (na foto da direita, com Joana).
Nas análises de sangue já realizadas a todos os animais da quadra da toureira Joana Andrade, "foi detectado o pk muitíssimo elevado, tanto quanto o estado mais ou menos avançado dos sintomas nos cavalos", explica a cavaleira.
E acrecenta:
"Os veterinários de vários pontos do mundo afirmam que este parâmetro tão alto no sangue dos cavalos é alterado pela presença de aflotoxinas utilizadas ilegalmente nas rações de animais para consumo humano, que para os cavalos são letais".

Fotos D.R. e Emílio/Arquivo