segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Decorre debate na TVI: terá valido a pena?...

Falaram muito, disseram pouco e não se chegou a conclusão alguma.
Foi mais uma diversão e uma forma de alguns aparecerem na televisão...
Dt. Joaquim Grave, vendo-se atrás Tó Zé Martinho e António Pinto Basto
Diogo Monteiro, presidente da "PróToiro". Atrás, o apoderado Jorge Teixeira e o cavaleiro amador António Prates
Goucha não foi tão neutro como quis parecer...

Decorre neste momento no programa "Você na TV", na TVI, o anunciado debate com uma plateia favorável à corrida de toiros e outra de "anti-taurinos". Sem a presença de Cristina Ferreira, tem sido apenas Manuel Luis Goucha a moderar a discussão, manifestando-se, por mais imparcial que se assume, do lado contra as touradas. O que é lamentável.
Até ao momento, falou-se muito e disse-se pouco. Ainda não se chegou a conclusão nenhuma. Foi notável a participação de um agricultor que está no programa a título pessoal, como aficionado. Falou bem o presidente da Federação "PróToiro", Diogo Costa Monteiro, um jovem pouco conhecido no meio tauromáquico e que se está hoje a revelar. E opinou com sapiência e experiência o Dr. Joaquim Grave - como se esperava.
Entre a plateia de aficionados estão várias figuras conhecidas, como os jovens cavaleiros amadores Jacobo Botero (colombiano) e António Prates, o apoderado Armando Jorge Teixeira, os jornalistas Solange Pinto e João Dinis, o antigo forcado Simão Comenda, o antigo cavaleiro Nuno Pardal (presidente do Fundo de Assistência dos Toureiros), o fadista António Pinto Basto e o actor Tó Zé Martinho.
Resta saber: terá valido a pena à tauromaquia esta discussão? Ganhou-se o quê com isto? Ou será que se perdeu? E por que razão não estão em estúdio figuras do mundo taurino, toureiros, forcados actuais, empresários?...

Fotos TVI