domingo, 30 de outubro de 2011

Patinhas & Pegado: duas despedidas esta tarde em Évora...



Bernardo Patinhas (foto da esquerda) e o empresário Carlos Pegado (foto da direita) dizem esta tarde adeus à Arena D'Évora, em circunstâncias distintas, na tourada de gala à antiga portuguesa que se inicia às 17h30 e encerra a temporada na cidade-museu com uma homenagem à memória do cavaleiro José Barahona Núncio.
Lidam-se seis toiros da centenária ganadaria Palha e actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e João Salgueiro. Pegam os grupos de Forcados de Évora e de Beja.
Bernardo Salgueiro Patinhas sai hoje à Arena D'Évora pela última vez como cabo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, pondo-se assim um ponto final (ou talvez ainda não...) num conturbado e ainda não devidamente esclarecido processo que virou contra si antigos e actuais elementos do grupo e levou à sua destituição - sem explicação detalhada. Ainda não se percebeu por que razão os Forcados de Évora expulsaram o cabo e por que motivo isso não foi um processo normal de sucessão, antes "virando" numa espécie de "golpe de estado" interno, com repercussão público e algum "lavar de roupa suja" que em nada beneficiou a imagem do prestigiado agrupamento e a própria imagem dos forcados... Espera-se que Patinhas fale hoje, depois da corrida - conforme prometeu nas últimas semanas.
Quanto ao empresário Carlos Pegado ("Terra Brava"), que geria a praça de Évora há já alguns anos e na semana passada manifestara, em entrevista ao site "naturales" a certeza de que continuaria, afirmando, inclusivamente, que só não voltaria a organizar corridas na arena da cidade-museu se "entretanto morresse" (credo!), é hoje a última vez que ocupa o lugar de empresário-adjudicatário da praça alentejana, depois de também ter perdido recentemente a concessão da exploração da praça de São Manços, ali ao lado.
Os proprietários da praça de Évora, as Famílias Alfacinha e Torres Vaz Freire, decidiram não manter Pegado à frente dos destinos do seu tauródromo, optando por endereçar convites a vários grupos empresariais para que apresentassem propostas. Fizeram-no às empresas "Tauroleve", de Ricardo Levesinho; à "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso "Nené"; à "Gestoiro", de Paulo e Rodrigo Tendeiro; e à Sociedade Campo Pequeno. Também convidada, a "Aplaudir" de João P. Bolota, não apresentou nenhuma proposta, ao que apurámos.
Das empresas consultadas, foi escolhida a "Toiros & Tauromaquia", de "Nené" Cardoso, que já anteriormente geriu durante alguns anos a (antiga) praça de toiros de Évora, em sociedade com Rogério Amaro. Esta tarde, "Nené" estará na Arena D'Évora na qualidade de apoderado do cavaleiro João Salgueiro, mas também na de futuro empresário e sucessor de Pegado à frente dos destinos da praça.
Estranho tem sido também o silêncio de Carlos Pegado sobre este tema e desde que foi tornado público, quinta-feira passada pelo site "sol e sombra" que "Nené" era o senhor que se seguia e que o substituia...

Fotos D.R. e M. Alvarenga