domingo, 30 de outubro de 2011

"Urânio": morreu ontem quinto cavalo de Joana Andrade



Morreu ontem, sábado, o quinto cavalo da quadra de Joana Andrade, presumivelmente vítima da ração ingerida no último fim-de-semana e que já causou a morte a outros quatro cavalos de toureio da mesma amazona e a um outro pertencente ao toureiro Jorge D'Almeida, este em Almeirim.
Os cavalos de Joana Andrade morreram no Redondo, na herdade do conhecido equitador e criador de cavalos João Anão Madureira, onde a toureira tem estabelecido há dois anos o seu centro de operações.
"Não há palavras para explicar o que estamos a sentir e a viver aqui" - disse João Anão em declarações ao blog "diário taurino" de Hugo Teixeira. A suspeita em torno da ração que foi ministrada aos cavalos continua - produzida numa fábrica da cidade de Évora, segundo a reportagem da RTP na última quinta-feira (foto de cima) - mas, estranhamente, ainda não existem dados que possam confirmar oficialmente que terá sido essa a razão da morte dos cinco cavalos de Joana Andrade e do "Fantástico" que pertencia a Jorge D'Almeida e era uma das esperanças da quadra do amador David Gomes para 2012.
Desde segunda-feira morreram a Joana Andrade os cavalos "Poeta", "Baptista", "Manolete" e "Moreno" e ontem o "Urânio" (foto ao lado).
O cavalo que morreu ontem era um animal com o ferro de João Anão, cruzado de Português, pertencia há três anos à quadra de Joana e era também o garanhão das éguas da coudelaria de João Anão.

Fotos D.R.