sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Américo Manadas homenageado hoje em Torres Vedras


O popular bandarilheiro Américo Manadas (à direita na foto, com o matador de toiros José Luis Gonçalves, ambos responsáveis pela Academia de Toureio do Campo Pequeno) é homenageado esta noite em Ponte do Rol (Torres Vedras) durante um jantar no Restaurante "Adega do Miguel", por iniciativa do Círculo de Amigos Taurinos, instituição formada em 2007 pelo antigo toureiro Ricardo Relvas e que se tem distinguido nos últimos anos pela realização de vários actos de homenagem a antigos profissionais do toureio.
Natural de Torres Vedras, Américo Manadas foi destacado novilheiro nos final da década de 60, sempre com o apoio e o incentivo do saudoso matador de toiros e empresário Manuel dos Santos. Retirou-se das arenas quando este morreu e esteve praticamente oito anos afastado. Regressou já nos anos 70, como bandarilheiro, recebendo a alternativa na Figueira da Foz, apadrinhado por Carlos Falcão. Cumpriu carreira de valor como subalterno, quase sempre ligado à Família Brito Paes. Quando se retirou das arenas, continuou na Festa como apoderado de toureiros e desde este ano dedica-se à Academia de Toureio do Campo Pequeno, dirigida pelo matador José Luis Gonçalves.
Américo Manadas foi não apenas um bom toureiro, como um excelente aficionado e um homem sério. À antiga. A homenagem desta noite é mais que merecida - é justa.

Foto "Faenas TV"/Diogo Marcelino