segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Campo Pequeno: célebre corrida da "Maioria Silenciosa" foi há 37 anos

Notícia do jornal "O Século" no dia seguinte à corrida, onde se dá conta dos distúrbios ocorridos à saída da corrida.
Na foto, os então bandarilheiros Manuel Jacinto (hoje director de corridas) e Jorge Marques (já falecido) no intervalo
da corrida da "Maioria Silenciosa" com o General Spínola
Vasco Gonçalves (1º ministro) e António de Spínola (presidente da República) no camarote presidencial
do Campo Pequeno, vendo-se à direita na foto o major Sanches Osório e o general Galvão de Melo


Passaram já 37 anos sobre a famosa corrida de toiros da "Maioria Silenciosa", realizada na praça do Campo Pequeno em 26 de Setembro de 1974 e que serviu como "ensaio geral" para a anunciada manifestação de apoio ao então presidente da República, General António de Spínola, promovida pela Direita e nomeadamente pelo Partido do Progresso e pelo Partido Liberal, entre outras organizações.
A manifestação da "Maioria Silenciosa" (cujo "boneco" fora idealizado por Quito Hipólito Raposo, já falecido - cartaz ao lado) pretendia, cinco meses depois do "25 de Abril", marcar uma posição da Direita em favor de Spínola e contra o então primeiro-ministro Vasco Gonçalves, conotado com o Partido Comunista e a "revolução".
A manifestação, marcada para sábado, 28 de Setembro, na Praça do Império, defronte do Palácio de Belém, acabaria por não se realizar e Spínola demitir-se-ia dias depois, passando o país a ser dirigido pela Esquerda, até ao 25 de Novembro do ano seguinte, 1975, assumindo a presidência da República o General Costa Gomes.
Dois dias antes da data marcada para a manifestação, realizou-se na praça do Campo Pequeno aquela que era a tradicional corrida anual da Liga dos Combatentes, cuja organização estava em perfeita sintonia com os promotores da manifestação da "Maioria Silenciosa". Spínola e Vasco Gonçalves assistiam à corrida no camarote presidencial. O cartel era de seis cavaleiros, entre os quais José João Zoio que acabria por se transformar num dos protagonistas desta jornada: quando dava a triunfal volta à arena, recebeu, atirado por um espectador, um cartaz da "Maioria Silenciosa", que abriu e exibiu. Esse acto valeu-lhe depois ser vetado pelo Sindicato dos Toureiros, ao tempo dominado por toureiros "revolucionários", que o proibiram de tourear em Portugal. Zoio "emigrou" para Espanha e só no ano seguinte viria a reaparecer em Portugal, nos tempos "quentes" do PREC (Processo Revolucionário Em Curso) e precisamente na praça de toiros de Évora, em pleno "território dos comunistas" - recebendo a maior ovação de que há memória naquela e noutras arenas, durante mais de quinze minutos o público aplaudiu-o de pé!
Na corrida do Campo Pequeno, com a praça esgotada, no tempo em que a lotação era de mais de 9  mil espectadores, Spínola foi aclamado aos gritos de "Portugal! Portugal! Ultramar! Ultramar!", enquanto Vasco Gonçalves foi vaiado. No final da corrida, registaram-se inúmeros desacatos no exterior da praça, entre bandos de "anti-fascistas" e partidários da "Maioria Silenciosa".

Fotos D.R.