quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Espanha: Medalha de Ouro das Belas Artes a "Joselito" e Martín Vásquez



Suas Altezas Reais, os Reis de Espanha, entregaram hoje no Palácio Real do Prado as Medalhas de Ouro ao Mérito das Belas Artes aos matadores de toiros Pepín Martín Vásquez (a título póstumo, galardão recebido por familiares) e José Miguel Arrpoyo "Joselito" (foto de cima).
A cerimónia contou com as presenças da presidente da Comunidad Autónoma de Madrid, Esperanza Aguirre, da ministra da Cultura, Ángeles González-Sinde e de numerosas personalidades da vida política e cultural.
As Medalhas ao Mérito das Belas Artes foram criadas em 1969 para distinguir pessoas e entidades que se tenham destacado no campo da criação artística e cultural. Concedidas anualmente pelo Ministério da Cultura espanhol e entregues pelos Reis de Espanha aos galardoados, têm distinguido ao longo dos anos várias personalidades do mundo tauromáquico. Em edição anterior, houve mesmo grande polémica com a atribuição de tal distinção ao diestro Francisco Rivera Ordoñez, provocando o protesto de toureiros famosos como Paco Camino e José Tomás, que devolveram ao ministério as suas medalhas por não concordarem com esta atribuição.
Pepín Martín Vásquez (foto ao lado), o toureiro também galardoado este ano, a título póstumo, nasceu em Sevilha em 1927 e teve uma carreira curta, mas muito frutífera e de enorme popularidade depois de protagonizar o filme "Currito de la Cruz". Filho do matador de toiros Francisco Martín Vásquez e irmão dos também diestros Manuel e Rafael, vestiu o seu primeiro traje de luces em 1943 e debutou com picadores em Barcelona em 1944. Faleceu em Fevereiro deste ano em Sevilha.
Além dos dois toureiros referidos, foram este ano galardoados com as Medalhas ao Mérito das Belas Artes, Alejandro Sanz, Marcos Ana, Peret, Forges, Juan Tamariz, Maria del Mar Bonet e Amancio Prada.

Fotos Julián López/aplausos.es e D.R.