quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Imprensa espanhola recorda Diego Puerta, "um toureiro como poucos"

Diego Puerta retirou-se em Sevilha em 1974, com 33 anos, após 16 temporadas como matador e 58 cornadas
Foto "El País"
Diego Puerta morreu esta madrugada com 70 anos de idade
Foto D.R.
Com o toiro "Escobero" de Miura em Sevilha no ano de 1970
Foto D.R.
Com "El Viti" e Paco Camino em 19 de Abril de 2001, nomeado Sócio de Honra do Círculo Bienvenida
Foto Ricardo Relvas

Paco Delgado recorda no site do jornal "La Razón" o toureiro Diego Puerta, falecido esta madrugada aos 70 anos de idade, como "representante e estandarte da toreria sevilhana - a sua cidade pôs o seu nome a uma das suas ruas, ainda em vida do toureiro - ao longo de uma carreira em que se consolidou como uma das principais figuras do seu tempo, deixando o selo de toureiro tão artista como valente - chamaram-lhe Diego Valor. Sofreu mais de 50 cornadas, quatro delas muito graves: a 21 de Abril de 1963 em Barcelona; em 1972, uma em Jerez de la Frontera e outra em Saragoça e a última, em 1974, também em Saragoça, três dias antes de cortar a coleta em Sevilha. Que sirva o seu exemplo de estímulo para as novas gerações toureiras e de recordação e gozo para todos aqueles que durante muito tempo desfrutaram da sua arte, coragem, profissionalismo e valor. Foi, sem dúvida, um toureiro como poucos".
Também o jornal "El País" presta hoje tributo a Diego Puerta no seu site, recordando que "uma das suas grandes tardes, entre centenas que teve, aconteceu na Maestranza de Sevilha em 28 de Abril de 1968, quando cortou as duas orelhas e o rabo a um toiro de Marquês de Domecq, alternando com António Ordoñez e Curro Romero".
Diego Puerta - que nos anos 60 toureou em Portugal e nomeadamente no Campo Pequeno - morreu esta madrugada em sua casa, rodeado pela família, na Urbanização de Las Canteras, em Camas, Sevilha, onde residia há alguns anos. Há poucas semanas estivera internado num hospital, de onde acabou por ter alta, regressando ao seu domicílio, onde agora faleceu. Segundo familiares, citados pela agência Efe, "nas últimas semanas tinha-se agravado consideravelmente o seu estado e vinha arrastando inúmeras sequelas de todos os acidentes sofridos ao longo da sua carreira, a que se somavam agora os diabetes de que padecia e ainda as consequências de um grave acidente de automóvel sofrido há alguns anos e de que jamais recuperaria".
O corpo do toureiro permanece em casa e a família não decidiu ainda onde se velarão os seus restos mortais. Amanhã será cremado em cerimónia íntima e restrita ao seus entes queridos.
Figura de proa dos anos 60 e início dos 70, Diego Puerta pertenceu a um selecto ramalhete de toureiros de uma época de ouro, juntamente com Manuel Benítez "El Cordobés", seu compadre Paco Camino, António Ordoñez, Santiago Martín "El Viti", Curro Romero e Miguel Báez "Litri", entre outros.
Escreveu gloriosas páginas da História da Tauromaquia tanto em Espanha, como em França, em Portugal e em toda a América taurina, onde era considerado um ídolo.
Despediu-se das arenas aos 33 anos de idade, em 1974, toureando mano-a-mano com Paco Camino em Sevilha, após 16 anos como matador de toiros e 58 cornadas que lhe deram o apôdo de "Diego Valor".

Fotos D.R.