terça-feira, 29 de novembro de 2011

IVA nos espectáculos culturais, incluindo touradas, fica pelos 13%


Valeu a pena: não foi em vão que os toureiros decidiram há duas semanas rumar à Assembleia da República e mostrar que existem e que estavam preocupados com a hipótese de o IVA nos espectáculos aumentar para 23% - o que, disse-se na altura, reduziria drasticamente a actividade.
Ontem ficou aprovado na mesma Assembleia da República o aumento do IVA de 6 para 13% nos espectáculos culturais - onde se inclui a arte tauromáquica. Já no futebol, o IVA aumenta para 23%.
Não se conhece ainda uma reacção da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), mas vários dos seus associados, contactados pelo "Farpas", manifestaram o seu agrado pela medida governamental.
"Se o momento é de crise e a crise tem que ser 'dividida' por todos, há que aceitar o aumento de 6 para 13%, mas temos que nos congratular com o facto de o governo não ter decretado aquilo que chegou a ser equacionado e que poderia representar a 'morte' de muitas empresas, que era o aumento para 23%. Por outro lado, é satisfatório que, uma vez mais, a arte tauromáquica tenha sido considerada como parte da nossa cultura. Penso que foi uma vitória para a tauromaquia e que não terá sido em vão que estivemos com grande e significativa representação nas galerias do Parlamento precisamente quando este assunto esteve em debate", disse ao "Farpas" um conhecido empresário taurino.

Foto SIC