quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mateus Prieto: "Não tenho pressa de tomar a alternativa..."


Mateus Prieto, jovem cavaleiro praticante, sabe bem o que quer e para onde vai. Com novo apoderado (João Duarte, com quem ontem jantou em Lisboa) e inovadora equipa, diz "não ter pressa" de tomar a alternativa. "Pode ser no ano que vem, se as coisas correrem como prevemos e estamos a trabalhar nesse sentido ou ficar para a temporada seguinte", diz o toureiro, que considera ter tido uma temporada positiva, "apesar da polémica gerada em torno do 'divórcio' com os anteriores apoderados e de as coisas não terem corrido bem, de início, na novilhada do Campo Pequeno... mas depois recompus-me e as corridas seguintes resultaram, especialmente as da TVI no Sobral, as três que toureei em Albufeira e outras noutras praças, incluindo algumas em Espanha".
Pela boa temporada, que como o próprio reconhece, não começou da melhor forma em Lisboa, mas depois "se endireitou", o sobrinho da socialite Margarida Prieto e do ex-presidente do Benfica, Manuel Damásio, receberá no próximo dia 7 em Santarém um dos troféus atribuídos pelo "Clube Latiníssimo" aos triunfadores de 2011.
O novo apoderado, o empresário João Duarte, numa renovada equipa em que entra também como vedor e responsável pelos toiros que lidará, o ex-cabo dos Forcados do Aposento da Chamusca, Tiago Prestes, é sinónimo de esperança para Mateus Prieto. "A equipa está coesa e bem preparada para enfrentar todos os desafios, estou muito moralizado e muito esperançado", confessa o cavaleiro, que continua a ter como mestres de equitação e toureio os irmãos Cláudio e Rogério Travessa. O antigo novilheiro André Rocha é um dos bandarilheiros que compõem a quadrilha, que em breve deverá ser "fechada" com a entrada de um novo elemento.
O apoderado João Duarte está neste momento e conforme anunciámos, em conversações, praticamente finalizadas, informa, com um grupo empresarial espanhol que vai apoderar o toureiro no país vizinho e, sobre isso, levanta uma ponta do véu:
"As negociações estão praticamente rematadas, esperávamos anunciar o novo apoderado espanhol ainda esta semana, mas optámos por fazê-lo daqui por mais uns dias, seguramente antes do final do ano, por forma a poder anunciar já as primeiras corridas do Mateus em Espanha no início de 2012 e outros projectos, nomeadamente a composição definitiva da nova quadrilha, as corridas já agendadas também para Portugal, entre as quais duas televisionadas e tudo o mais que houver para anunciar no que concerne aos muitos projectos que estamos a delinear em equipa. Não adianta estar a 'queimar cartuxos', anunciando hoje uma coisa, amanhã outra. Quando dissermos, dizemos tudo".

Foto M. Alvarenga