quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

94 ganadarias em Portugal: 1.611 reses lidadas este ano



Das 94 ganadarias existentes em Portugal e de algumas espanholas que vieram este ano ao nosso país, lidaram-se esta temporada 1.611 reses, 1.280 das quais em corridas de toiros, 12 em novilhadas, 201 em festivais e 118 noutro tipo de espectáculos - números divulgados hoje por João Santos Andrade, presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide (APCTL) numa entrevista a Joaquim Tapada dada à estampa no jornal "Correio da Manhã".
Relativamente ao ano anterior, Santos Andrade considera que "houve uma quebra, pois houve menos 24 espectáculos que em 2010", o que levou a que se importassem menos 35 toiros.
Sobre a lide de toiros espanhóis em Portugal, o presidente da APCTL e proprietário da famosa ganadaria Prudêncio, disse:
"Este ano, importámos cerca de 170 toiros. A crise reduziu muito o número de espectáculos em Espanha, pelo que a exportação também foi afectada. Exportámos 112 toiros quando deveriam ter saído 300".
Quanto ao futuro, Santos Andrade confessa-se apreensivo: "A situação económica é grave e o aumento do IVA nos bilhetes é preocupante".
Mais optimista está Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET). Também hoje, entrevistado pela agência Lusa, o empresário considerou que "em 2012 vão entrar menos toiros espanhóis e a entrada em vigor do novo Regulamento vai conduzir a isso. Penso que as empresas e os ganadeiros portugueses vão entender-se melhor em 2012 do que em 2011".

Fotos Juan Pelegrín