sábado, 28 de janeiro de 2012

Criticada presença de Ana Batista no aniversário da Plaza México...



Polémica do outro lado do Atlântico: a jornalista Eva Espinosa faz duras críticas aos cartéis das duas corridas que no próximo fim-de-semana (4 e 5 de Fevereiro) comemoram o 66º aniversário da Plaza México (a maior do mundo) e ataca também a presença da cavaleira Ana Batista na primeira corrida, considerando que a praça "perdeu categoria".
As controversas acusações da jornalista mexicana foram dadas à estampa na sua coluna "Desde la Barrera..." no site www.torosenelmundo.com.
Eva Espinosa recorda que a Monumental Plaza México foi inaugurada a 5 de Fevereiro de 1946 com um cartel formado pelas então grandes figuras do toureio mundial, os mexicanos Luis Castro "El Soldado" e Luis Procuna e o espanhol Manuel Rodríguez "Manolete" e considera que as composições dos cartéis que agora assinalam o 66º aniversário dessa data preconizam "a agonia lenta" da maior praça de toiros do mundo. "As combinações são as mais ilógicas", acusa.
"As corridas destas datas de comemoração do aniversário devem estar formadas pelos triunfadores da temporada e embora não tenha havido ainda grandes coisas que sobressaiam desta temporada, creio que há matadores com muito mais mérito que os anunciados" - defende a jornalista.
E escreve, referindo-se concretamente à presença da cavaleira portuguesa na corrida de 4 de Fevereiro:
"Todos merecem o meu respeito, mas analisemos Ana Batista (rejoneadora portuguesa). Quem a conhece? Que méritos teve? O lugar ganha-se. Morante ficou de fora, porque, disse-o o empresário Herrerías, 'o lugar para as corridas do aniversário deve ganhar-se"... Deve ganhar-se ou deve pagar-se? Gostava que alguém me explicasse esta situação".
A jornalista crtitica ainda as presenças nesses dois cartéis de toureiros como Talavante, "El Payo" e José Maurício, considerando que, por exemplo, Juan Pablo Sánchez e Fermín Rivera teriam muitos mais cabimento nos elencos dos festejos que assinalam os 66 anos da Plaza México.
E nem os espanhóis "El Juli" e "Manzanares" (presentes na corrida de dia 5) escapam às críticas de Espinosa: "deixamo-los passar só pelas temporadas que fizeram na Europa. São figuras, indiscutivelmente, mas aqui no México não os vimos ainda de forma a justificam que mereceram ganhar esses lugares".
A composição dos dois cartéis comemorativos do aniversário da Monumental Plaza México tem também sido alvo das críticas dos aficionados mexicanos nas redes sociais, o que a jornalista considera ser a prova do "descontentamento popular" pelos cartéis do empresário Herrerías.

Fotos D.R.