domingo, 29 de janeiro de 2012

"Morenito" desiste e "corta a coleta"


Ozires Lopes da Cunha, verdadeiro nome do que foi promissor novilheiro Morenito de Portugal, que chegou a ser referenciado como "o novo Chibanga", anunciou hoje que "corta a coleta" e desiste.
Ex-aluno da antiga Escola de Toureio da Moita, justifica a decisão pela "falta de oportunidade ao toureio apeado em Portugal" e diz que "sem qualquer mágoa com o passado, pretendo seguir apenas como um convicto aficionado", agradecendo a todos os que o apoiaram, destacando os empresários portugueses, espanhóis e francesas "que acreditaram nas minhas qualidades e a todos os restantes que estiveram a meu lado neste percurso".
"Não tendo atingido a meta da alternativa, penso porém ter deixado algumas páginas escritas na História da Tauromaquia Portuguesa e na memória dos aficonados" - recorda o toureiro africano.
E remata:
"Não guardo tristeza com esta decisão, pois levarei comigo todos os bons momentos, os triunfos e as aprendizagens. Corto a coleta, mas fico com a alma toureira".
Na foto, Morenito de Portugal com o seu mais destacado apoderado dos últimos anos, António Nunes, quando actuou na Figueira da Foz numa das últimas Corridas "Farpas", como sobressalente de Pedrito de Portugal, que toureava nessa tarde como único espada ao lado dos cavaleiros Sónia Matias e João Moura Jr.

Foto M. Alvarenga