segunda-feira, 28 de maio de 2012

"RTP Memória": Maurício grave hoje primeiro programa "Vamos aos Toiros!"


Maurício Vale está esta manhã em estúdio na "RTP Memória" a gravar o primeiro programa "Vamos aos Toiros!", que estreia na próxima semana (quarta-feira, 6 de Junho, pelas 22h15).
Como já noticiámos, trata-se um novo espaço taurino no canal "RTP Memória" onde se vão recordar corridas antigas transmitidas pelo canal estatal, com convidados em estúdio.
"Cada programa versará um, dois ou três temas, normalmente com um convidado em estúdio e apresentação de imagens antigas de corridas que foram transmitidas em directo ou em diferido pela RTP" - explica Maurício Vale, responsável pelo programa.
"O título do programa - Vamos aos Toiros! - é sugestivo e penso que vem na altura certa", acrescenta.
Num momento em que a TVI deixa de apoiar a Festa Brava, depois de ter sido durante anos referenciado como "o canal dos aficionados", é significativo e importante que a RTP volte "à carga", a partir da próxima semana com mais este espaço tauromáquico, a par do "Arte & Emoção" de José Cáceres, que transmite aos sábados no Canal 2.
O primeiro programa desta nova série da responsabilidade de Maurício Vale, na quarta-feira da próxima semana (6 de Junho) não terá nenhum convidado em estúdio e versará, sobretudo, a primeira corrida que a RTP transmitiu de uma praça desmontável, em Guimarães (hoje, Capital Europeia da Cultura... sem touradas!) no ano de 1992, em Agosto.
O segundo programa, a 13 de Junho e porque foi num dia 13 (de Setembro de 1981) que Vitor Mendes recebeu a alternativa em Barcelona, recordará a corrida do doutoramento do Maestro - que estará em estúdio, como primeiro convidado do "Vamos aos Toiros!".
Cada programa, revela Maurício Vale, terá uma duração "de aproximadamente duas horas" e é depois repetido nas madrugadas de sábado também na "RTP Memória".

Foto M. Alvarenga