quinta-feira, 28 de junho de 2012

José Luis Gomes reconhece que "há grupinhos a mais"...



José Luis Gomes, sucessor do mítico Nuno Salvação Barreto, membro da direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), reconheceu ontem na RTP-Memória que "há grupos de forcados a mais em Portugal, cerca de 40" e lamentou que "se estejam a perder grandes forcados, que podiam ser muito maiores se integrados nos grupos de nomeada, em lugar de andarem nesses vários grupinhos que existem".
O ex-cabo dos Forcados Amadores de Lisboa foi entrevistado por Maurício do Vale em mais uma edição do programa "Vamos aos Touros", que todas as quartas-feiras nos recorda na RTP-Memória grandes corridas de outrora transmitidas pelo canal estatal.
Na emissão de ontem, tivemos a grata oportunidade de relembrar uma Corrida do Sporting realizada no antigo Campo Pequeno em Agosto de 1996, para recolha de fundos a favor da família de Rui Mendes, vítima de um "very-light" no Estádio do Jamor.
Maurício do Vale proporcionou aos telespectadores recordar as grandes actuações, nessa histórica noite, dos cavaleiros Mestre Luis Miguel da Veiga, Joaquim Bastinhas, João Salgueiro e Pedro Franco e dos matadores Vitor Mendes, Rui Bento Vásquez, Eduardo de Oliveira e José Luis Gonçalves, bem como dos Forcados de Lisboa. Lidavam-se a cavalo toiros de Vinhas e a pé de Oliveira Irmãos. Assistiu à corrida o então presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, naquela que foi a sua primeira aparição em público após delicada intervenção cirúrgica. Há quanto tempo um alto representante da Nação não assiste a uma tourada no Campo Pequeno?...
Grato, para quem assistiu, foi também rever na trincheira e na praça saudosas figuras como Fernando Camacho, o apoderado Mário Freire, o crítico José António Lázaro ou o ganadeiro Dr. Brito Paes.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com