sábado, 21 de julho de 2012

"Antigos" e novos brilharam em grande na Póvoa de Varzim!

Toureiro dos de Verdade, Salgueiro da Costa pôs ontem os ferros da noite
na arena da Póvoa de Varzim
Imensa maestria, ontem, na lide de António Ribeiro Telles
Grande emoção na lide do eterno Rui Salvador
Sónia: a "Dama de Ferro" num "violino" que levantou a praça
Grande actuação de Marcos Bastinhas!
Muito ofício e entrega marcaram actuação de Tiago Carreiras
frente ao toiro mais complicado da noite


Miguel Alvarenga - Teve duas fases distintas, mas ambas de grande emoção, a Corrida TV/Norte, que ontem se realizou na praça da Póvoa de Varzim pelo 16º ano consecutivo. Teve a empresa do Campo Pequeno a notável iniciativa de montar, em parceria com a Casa do Pessoal da RTP, um cartel "muito ao estilo" daqueles que durante anos ali foram apresentados pelo saudoso Manuel Gonçalves e por Ana Freixo - seis cavaleiros e três grupos de forcados, com a particularidade de incluir uma primeira parte com artistas veteranos e a segunda com três representantes da nova geração de toureiros. Resultou em pleno.
A primeira fase, até ao intervalo, confirmou a (eterna) boa forma dos "toureiros antigos". A segunda, demonstrou que a arte está para durar e que novos valores estão aí para lhe dar a necessária continuidade.
António Ribeiro Telles "abriu hostilidades" com uma lide brilhante, frente a um toiro de Veiga Teixeira que "veio a menos", procurando o refúgio das tábuas, mas que o toureiro lidou com a usual maestria, conseguindo ferros de muito boa nota, em sortes emotivas. Uma grande lição de António!
Tinha investidas "meio incertas" o segundo toiro, para Rui Salvador. O cavaleiro de Tomar teve uma lide de muito mérito, plena de valor e com a habitual "ousadia". Houve "ferros impossíveis", à Rui e houve, sobretudo, uma enorme e permanente emoção, marcada pela consistência e solidez das montadas e pela experiência arrebatadora do toureiro.
O toiro de Sónia Matias era "parado" e perigoso, com "arrancões disparatados". Mas pela frente estava uma "Dama de Ferro", valente e decidida. Lide de valor, marcado pelo risco, pisando terrenos de alto compromisso e sofrendo, por isso mesmo, alguns toques violentos - que só não sofrem os toureiros que não pisam os terrenos de verdade. Grandes ferros, muita entrega e a alegria de sempre. O público com Sónia!
Marcos Bastinhas está na sua melhor temporada, um ano de consagração para o jovem filho do popular Joaquim Bastinhas. Muito bem montado, fazendo alarde dos seus dotes de boa equitação, desenvolveu a "mais redonda" das lides de ontem à noite na Póvoa. Foi uma lide diversificada e desenvolta, com ferros "de todas as marcas", desde as sortes frontais aos "violinos", terminando com um arrojado par de bandarilhas "com a marca da casa". O prémio estava, à partida, "na mão". Mas depois veio Salgueiro...
"Não há quinto mau", reza a tradição. Mas ontem houve e Tiago Carreiras teve o azar de "levar com ele". Frente ao mais complicado e menos colaborante toiro da noite, o jovem cavaleiro de Casa Branca (Sousel) esteve empenhado e cheio de ofício, mostrando um belo cavalo novo, irmão do famoso "Quirino". Sortes arriscadas para tentar sacar o "sumo" que não havia. Levou o barco a bom porto e triunfou, mas sem o "som" pretendido, certamente, por falta de "apoio" do seu toiro.
João Salgueiro da Costa fechou praça com uma lide de altíssima nota e de uma verdade imensa, marcada por ferros "de estrondo" em sortes de praça a praça, dando toda a prioridade ao toiro, fazendo a "batida" em curtíssimo espaço, saindo airosamente das sortes. Pôs emoção na sua actuação, pôs verdade, pôs ferros que se não esquecem, daqueles "impróprios para cardíacos". Melhor era impossível. Ganhou o troféu e ninguém protestou pela decisão do júri que, segundo foi anunciado, era composto pelos seis cavaleiros.
Nuno Nery dirigiu muito bem a corrida, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Luis da Cruz. José Henriques foi o cornetim de serviço e a Banda da Nazaré (estupenda!) abrilhantou e deu vida a uma noite grande de toiros e um extraordinário espectáculo televisivo. 
Viva o público da Póvoa de Varzim! - também um dos maiores triunfadores da noite de ontem.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com