domingo, 1 de julho de 2012

Arrancou ontem em V. Franca a 23ª Semana da Cultura Tauromáquica

Maria da Luz Rosinha, presidente da Câmara de V. Franca,
com o Dr. António Manuel de Moraes, presidente do Grupo Tauromáquico "Sector 1"
Teresa Tapadas cantou "Avé Maria" de Schubert
O coronel José Henriques no uso da palavra
O matador Mário Coelho Jr. com o pintor espanhol Humberto Parra
Fotos da cornada sofrida pelo matador Rui Bento no Campo Pequeno
numa Corrida do Sporting


Vários actos assinalaram ontem em Vila Franca de Xira o arranque da 23ª Semana da Cultura Tauromáquica, presididos pela aficionadíssima presidente da Câmara, Maria da Luz Rosinha.
À sessão solene de abertura nos Paços do Concelho, seguiu-se a inauguração de diversas exposições, uma de pintura taurina do artista espanhol Humberto Parra, outra de leques e esculturas, uma mostra do espólio do Grupo Tauromáquico "Sector 1" (a assinalar o seu 80º aniversário) e também uma interessante exposição sobre a fé e a devoção dos toureiros, no Núcleo Museológico do Mártir Santo, onde se podem apreciar (foto de baixo à esquerda) os "oratórios" que acompanham os diestros nos dias de corrida e também fotos de momentos de glória e de tragédia dos mesmos. Na referida foto da esquerda, em baixo, o matador Rui Bento Vásquez em ombros numa foto e na outra, exibindo a forte cornada que sofreu em Lisboa numa Corrida do Sporting.
Em vários destes actos, foi orador o conceituado aficionado coronel José Henriques, que empolgou com os seus brilhantes dotes oratórios.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com