terça-feira, 10 de julho de 2012

Colete Encarnado: as fotos de Vila Franca

Triunfo grande do Maestro António domingo na sua "Palha Blanco"
Maestria de António Telles "encheu as medidas" à aficion de Vila Franca
Grande ferro de João Ribeiro Telles
Brinde de David Mora à matadora de toiros Cristina Sánchez
David Mora de joelhos em terra
David Mora repetiu e voltou a triunfal na "Palha Blanco"
Arte e pundonor nas duas faenas de David Mora
Presidiu à corrida a aficionadíssima presidente da Câmara, Maria da Luz Rosinha
Tarde valente para os Forcados de Vila Franca, a comemorar 80 anos de existência
Coesão de grupo - um por todos e todos por um!
Brinde dos forcados aos campinos


Tarde grande de toiros no passado domingo em Vila Franca de Xira, com a castiça praça "Palha Blanco" bem emoldurada de público (cerca de três quartos das bancadas preenchidas), apesar do espectáculo musical "à borla" que a TVI proporcionava à mesma hora e desde manhã no Jardim Municipal.
Uns anos depois, começa a sentir-se o trabalho desenvolvido pela dinâmica empresa "Tauroleve" na decisiva e definitiva recuperação de uma praça que esteve anos "meio adormecida".
Presidida pela aficionadíssima líder do município vilafranquense, Maria da Luz Rosinha (infelizmente, a exercer o seu último mandato), a corrida teve momentos de bom toureiro a cavalo e a pé e muita emoção nas pegas dos Forcados de Vila Franca de Xira, a comemorarem o seu 80º aniversário - tantos anos como os das típicas festas do Colete Encarnado, que têm no campino o seu maior e mais famoso "ex-libris". Como sempre, nesta data, eram muitos os campinos que assistiam à corrida e receberam, como também é norma, o brinde de alguns artistas.
Lidaram-se bons e bem apresentados toiros de Oliveira Irmãos - na senda do toiro-toiro em que apostou o empresário Ricardo Levesinho e em boa hora o fez.
A cavalo, o triunfo-maior foi do Maestro António Ribeiro Telles, inspiradíssimo e a fazer jus à sua tremenda e cada vez mais credenciada maestria. No primeiro toiro, sobretudo, bordou o toureio e deu verdadeira lição... sem "fantasias" nem "modinhas" das que "enchem" o pagode não-aficionado. O público de Vila Franca é entendido e é exigente.
João Ribeiro Telles não teve a maior sorte com o seu lote. Mesmo assim, andou arrojado e decidido, chegando às bancadas com momentos de enorme emoção.
Não foi fácil o labor dos valentes forcados vilafranquenses frente a duros toiros de Oliveira Irmãos. Valeu a decisão dos forcados de cara e a reconhecida coesão de todo o grupo na hora de ajudar. Foram autores das pegas o cabo Ricardo Castela (à primeira), Diogo Pereira (à terceira), Márcio Francisco (à primeira) e Ricardo Patusco (à terceira e com as ajudas "carregadas").
No toureio a pé, actuou como único espada o espanhol David Mora, que já no ano anterior triunfara na "Palha Blanco". Desenhou duas faenas ligadas e artísticas, valendo sobretudo pela entrega e pela vontade. Brindou uma das suas lides à antiga matadora de toiros Cristina Sánchez.
Com o profissionalismo usual, dirigiu bem a corrida Ricardo Pereira, antigo forcado de Vila Franca, assessorado pela médica veterinária Drª. Francisca Claudino. A famosa Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense abrilhantou - e bem, como é seu timbre - a tarde.

Fotos Fernando José