terça-feira, 24 de julho de 2012

"Homens e Toiros" amanhã na RTP-Memória com realizador em estúdio

O documentário "Homens e Toiros" teve ante-estreia de grande sucesso em 1973
no saudoso Cinema Monumental, em Lisboa. Na foto, o realizador Francisco Saalfeld
(que amanhã estará em estúdio na RTP-Memória com Maurício do Vale)
com o cavaleiro D. José João Zoio e seu Pai, Conde de Pavullo
Francisco Saalfeld com o matador de toiros Mário Coelho
Diamantino Vizeu e suas filhas
José Mestre Batista e sua Mulher chegando ao Monumental 
Os saudosos José Falcão e Gustavo Zenkl
com o realizador Francisco Saalfeld na ante-estreia
de "Homens e Toiros"
Recorte do "Diário Popular" (1974) anunciando a emissão de "Homens e Toiros"


Maurício do Vale proporciona amanhã, quarta-feira, a partir das 22h11, mais um grande programa "Vamos aos Touros" (o sétimo) na RTP-Memória - a não perder.
Oportunidade para rever o extraordinário documentário "Homens e Toiros", realizado em 1973 por Francisco Saalfeld e que inclui imagens inesquecíveis de grandes Figuras do toureio nacional, como Mestre João Núncio, José Mestre Batista, Luis Miguel da Veiga, Gustavo Zenkl, José Falcão, Mário Coelho, Ricardo Chibanga, José Júlio e muitos mais. O próprio realizador Francisco Saalfeld estará em estúdio com Maurício.
Em cima, algumas fotos da sessão de ante-estreia do documentário "Homens e Toiros", em 1973, no desaparecido Cinema Monumental, em Lisboa (Saldanha).
Também no programa de amanhã, tempo para recordar uma corrida de toiros transmitida em directo pela RTP em 1997 da (saudosa) praça de toiros de Viana do Castelo, com a participação dos cavaleiros Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e Marco José, com dois grupos de forcados e toiros de Maria do Carmo Palha - um espectáculo organizado pelo saudoso empresário José Agostinho dos Santos.
Nos programas seguintes, Maurício do Vale vai prestar homenagem ao Maestro Mário Coelho pelos seus 45 anos de alternativa e lembrar diversas corridas, entre as quais a 20ª da Rádio (Campo Pequeno), bem como outras realizadas em praças como Évora e Reguengos de Monsaraz. Maurício alerta os aficionados, muito em especial, para o programa "Vamos aos Touros" do próximo dia 26 de Setembro - uma agradável e memorável surpresa!

Fotos D.R.