segunda-feira, 30 de julho de 2012

Impressionante sequência da colhida de Brito Paes ontem nas Caldas


Nove fotos captadas pela objectiva atenta de Ricardo Relvas, nosso correspondente em Espanha, a gozar merecidas férias (nem tanto como isso... sempre em funções!) no seu país, que retratam a impressionante e perigosa colhida do jovem cavaleiro António Maria Brito Paes ontem à noite na arena das Caldas da Rainha, durante a corrida de toiros em homenagem a D. Francisco de Mascarenhas, transmitida em directo pela RTP.
Brito Paes, que horas antes actuara na Foz do Sizandro (Torres Vedras), iniciara de modo triunfal, com um ferro comprido espectacular de praça a praça, a lide do segundo toiro da noite, da ganadaria Vinhas e preparava-se para cravar o primeiro ferro curto montado no cavalo "Triunfo", também com o ferro da Coudelaria Vinhas, quando o oponente "agarrou" a montada e a elevou no ar, "enganchando-a" e levando-a arrastada alguns metros, ante a estupefacção geral. Viveram-se segundos de grande dramatismo e receou-se o pior.
O toureiro conseguiu salvar-se a tempo, com um sangue frio impressionante, apeando-se do cavalo antes deste ser violentamente derrubado.
"Da forma que o cavalo caíu, totalmente desamparado e de costas, se o Brito Paes não tem tido, naquela fracção de segundos, a ousadia de se apear, tinha ficado por debaixo da montada e podia ter sido fatal. A forma como o cavalo caíu fez-me lembrar a colhida mortal do saudoso 'Quim-Zé' no Campo Pequeno em 1966" - diz Ricardo Relvas, autor das arrepiantes fotos que aqui publicamos.
Brito Paes - que esta quinta-feira toureia no Campo Pequeno na XIV Corrida TVI - terminou a sua lide em crescendo e tranquilizou depois o público aficionado, em declarações a Helena Coelho para a RTP, informando que o cavalo estava bem e seu pai, o antigo cavaleiro António Raúl Brito Paes, médico veterinário, dera-lhe uma injecção para evitar prováveis dores.
Sobre si, ironizou Brito Paes na trincheira: "Já caí algumas vezes e, graças a Deus, sei cair. Apercebi-me de tudo e consegui sair a tempo. Podia ter sido muito pior".

Fotos Ricardo Relvas/elredondeltaurino.blogspot.com