segunda-feira, 9 de julho de 2012

Santa Eulália, ontem: festival de êxitos na prova de Miguel Moura

Miguel Moura com o "Descarado"
Miguel Moura entusiasmou o público
João Moura: ainda e sempre o primeiro!
Joaquim Bastinhas: a Maestria do mais popular dos nossos toureiros!
Francisco Cortes em muito boa forma ontem em Santa Eulália
Um grande e emotivo ferro de Marcos Bastinhas
Forcados de Tomar representaram ontem o Ribatejo em Santa Eulália
Amadores de Monforte em acção
Académicos de Elvas fizeram duas rijas pegas


Grande tarde de toiros ontem em Santa Eulália (Elvas) num excelente festival que ficou marcado pelo "nascimento" oficial da nova estrela da Casa Moura, o jovem Miguel, que fez com enorme sucesso a sua prova de praticante no dia seguinte a haver cumprido 16 anos de vida.
A praça registou uma entrada de três quartos em tarde de muito calor e com o sol menos preenchido.
Excepção feita ao primeiro da tarde, que coube em "azar" a João Moura, os toiros de Francisco Romão Tenório proporcionaram grandes momentos aos toureiros e forcados, justificando-se em pleno a chamada à praça do ganadeiro (foto ao lado) no final da lide de Marcos Bastinhas.
João Moura "deu a volta" ao pior toiro da tarde a abrir a função e brilhou depois "a toda a prova" no último, lidado a duo com o filho Miguel. Joaquim Bastinhas esteve ao seu melhor nível no segundo toiro, impondo a sua (muita) raça numa lide variada e que contagiou o público, como é seu timbre. Francisco Cortes rubricou lide também variada e com a desenvoltura a que nos habituou, triunfando. Grande êxito teve Marcos Bastinhas no seu toiro, confirmando o excelente momento que atravessa e marcando uma vez mais, confirmando-se como um dos "grandes" da nova vaga. Miguel Moura teve lide impecável no que enfrentou a sós. Brindou a sua "prova" ao Pai, ao irmão João e a Romão Tenório. Brilhou sobretudo com os cavalos "Mancha Branca" e "Descarado", o das "mordidelas" menos ortodoxas... mas que vai fazer sucesso além-fronteiras, sobretudo, neste ano do seu lançamento em França (já no próximo fim-de-semana, em Saintes Maries de la Mer, onde actuará com Pablo Hermoso e seu irmão João Moura Jr.) e Espanha. O festejo encerrou com a memorável lide a duo do Maestro Moura e de Miguel. Em perfeita e triunfal sintonia.
Pegaram os Forcados de Tomar, de Monforte e de Elvas (Académicos). Pela formação tomarense foram à cara dos toiros João Branco e Hélder Parker; pelos Amadores de Monforte pegaram Gonçalo Costa e Luis Samarra; e pelos de Elvas, Tiago Mimoso (a dobrar Roberto Ameixa, que saíu lesionado) e André Bandeiras.
Agostinho Borges dirigiu o festival com a sua usual postura de grande aficionado e competente delegado ténico.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com