sábado, 21 de julho de 2012

Silveira Botelho (IGAC) em entrevista exclusiva



Avesso a protagonismos, o Dr. Luis Silveira Botelho preferiu não ser fotografado. O "big boss" da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) falou ao "Farpas" da entrada em funções, muito em breve, dos novos directores de corrida e da forma como se procedeu - e ainda se procede - à respectiva avaliação e eleição dos que forem considerados "aptos" a assumir funções. Uma entrevista exclusiva para ler já a seguir.

Entrevista de Miguel Alvarenga


- Concretamente e por que a informação disponibilizada sobre o assunto foi mínima ou quase nenhuma, qual o critério com que foram escolhidos os candidatos a novos directores de corrida e quantos foram seleccionados?
- Este processo tem três fases, conforme publicamente anunciado. A primeira fase consistiu numa prova escrita, a segunda numa entrevista pelos membros da comissão de avaliação de candidaturas e estamos agora na fase decisiva que é o acompanhamento por parte daqueles que chegaram à última fase, de espectáculos tauromáquicos, sob a supervisão dos directores de corrida em funções que também farão a sua avaliação comportamental que, naturalmente, é fundamental numa função desta responsabilidade.
- Desde o início da presente temporada, assistimos à presença de alguns desses candidatos junto dos directores de corrida, procedendo, ao que se sabe, ao denominado "estágio". Como se desenrola agora o apuramento dos novos directores e quando entram em funcionamento?
- Tal como nas outras fases, os candidatos serão objecto de avaliação, mediante avaliação dos directores de corrida que os acompanham. A responsabilidade da função em causa exige que apenas entrem em funções os candidatos que preencham os requisitos para integrar a bolsa de delegados técnicos tauromáquicos. Aguarda-se que em breve existam já candidatos que preencham os requisitos necessários para assegurar a função.
- A aficion "recebeu" com algumas reservas o facto de alguns dos candidatos não serem pessoas com prática do toureio e alguns serem até desconhecidos no meio, ao contrário dos anteriores directores de corrida, na maioria ex-bandarilheiros, alguns ex-matadores de toiros e actualmente todos ex-forcados. Quer comentar?
- O mais importante para a comissão de avaliação é assegurar um processo absolutamente transparente em que todos os candidatos, independentemente das actividades profissionais, ligadas ou não à tauromaquia, tenham um perfil de independência, isenção e equidistância. É isto que se exige numa função desta responsabilidade em que os delegados são investidos de poderes de autoridade. A igualdade de tratamento foi garantida a todos os candidatos e todos merecem o nosso respeito, independentemente da actividade profissional que exerçam ou já tenham exercido. A avaliação não teve por base a profissão, categoria, ex-categoria ou tipo de licenciatura, mas única e exclusivamente os conhecimentos técnicos, a postura, a atitude e, acima de tudo, a garantia possível do espectáculo sair dignificado.
- Neste momento existem apenas cinco directores de corrida em actividade, todos eles antigos forcados, o que torna urgente que entrem novos em funções. Quando ocorrerá essa estreia?
- Esperamos que ocorra o mais brevemente possível, sendo que é fundamental que os candidatos que vierem a ser seleccionados reúnam condições indispensáveis para integrarem a bolsa de delegados técnicos tauromáquicos. À medida que as avaliações forem sendo produzidas, far-se-á a ponderação daqueles que possam estar já em condições de assumir a função e de outros que, porventura, necessitem ainda de acompanhar mais espectáculos para aprimorar aspectos considerados fundamentais para o exercício desta responsabilidade.
- Há quem defenda que o espectáculo tauromáquico deveria estar, como aconteceu  em Espanha, sob a alçada do Ministério da Administração Interna e não da Cultura. O que opina?
- São opções políticas, exclusivamente da competência dos Governos em funções. Em Espanha, o MC espanhol passou a assumir a competência tutelar sobre as actividades taurinas que anteriormente correspondiam ao Ministro do Interior, sendo salvaguardadas algumas especificidades que decorrem dos enquadramentos autonómicos existentes em Espanha.
- Quais são, em termos gerais, as maiores infracções cometidas no decorrer dos espetáculos tauromáquicos em Portugal e como são penalizadas?
- Há infracções da mais variada ordem, sendo sancionadas de acordo com o quadro que está previsto no regulamento do espectáculo tauromáquico em vigor.

Foto D.R.