quarta-feira, 11 de julho de 2012

V. Franca: Clube Taurino assinalou ontem 30 anos do Monumento ao Campino

Monumento ao Campino foi inaugurado há três décadas
Trinta anos depois, a homenagem aos que tornaram possível
o Monumento ao Campino em Vila Franca
A presidente da Câmara, Maria da Luz Rosinha (à esquerda), ontem, junto
ao Monumento ao Campino
Animado jantar ontem no Clube Taurino Vilafranquense
Paulo Silva, presidente do Clube Taurino, com membros da associação
junto à nova cabeça de toiro que figura nas instalações desde ontem
Cabeça de toiro lidado na inauguração da praça "Palha Blanco" faz desde ontem
parte do espólio do Clube Taurino Vilafranquense



Em 10 de Julho de 1982, uma comissão composta por treze tertúlias vilafranquenses, constituída por elementos de cada uma delas, inaugurou em Vila Franca de Xira, com a presença do então ministro da Cultura, Dr. Francisco Lucas Pires, o Monumento ao Campino, por altura da celebração do 50º aniversário das Festas do Colete Encarnado.
Ontem, passados trinta anos, o Clube Taurino Vilafranquense decidiu homenagear todos aqueles que estiveram desde a primeira hora neste processo e que contribuíram para edificação da primeira obra escultórica em Vila Franca de Xira, de autoria do Mestre Escultor Domingos Soares Branco.
Pelas 20 horas, junto ao Monumento ao Campino e com a presença de familiares e amigos dos que já nos deixaram, bem como todos aqueles que ainda hoje continuam a ser elementos activos daquelas tertúlias, com a presença da presidente da Câmara Municipal, do vice-presidente da Junta de Freguesia e outros órgãos eleitos, foi deposta uma coroa de flores em memória de todos aqueles contertulianos e campinos, que em 1982 fizeram parte desta iniciativa concretizada por este grupo de homens e aficionados.
Cerimónia simples mas singela, onde em breves palavras o presidente do Clube Taurino Vilafranquense, Paulo Silva, trouxe à memória aquele facto levado na altura por uma Comissão que então se intitulava "Comissão Promotora do Monumento ao Campino/Tertúlias Vilafranquenses", comissão essa que foi a embrionária do que é hoje o Clube Taurino Vilafranquense.
Convidada a intervir a presidente da Câmara Municipal, Maria da Luz Rosinha, realçou o acto, destacando e congratulando-se com a iniciativa do Clube Taurino Vilafranquense, não deixando de enaltecer a obra que hoje é um símbolo e um orgulho de Vila Franca de Xira.
Saudando todos os presentes, realçou a presença dos familiares dos contertulianos que infelizmente já não estão entre nós, convidando esses familiares a deporem uma coroa de flores junto do Monumento ao Campino. Em nome da então Comissão das Tertúlias Vilafranquenses, o tertuliano Armando Jorge de Carvalho agradeceu a iniciativa, destacando alguns factos importantes daquele processo, lembrando todos aqueles que ajudaram a edificar este sonho em honra dessa Grande Figura do Ribatejo que é o Campino.
Outro momento alto da noite, já na sede do Clube Taurino Vilafranquense, foi o descerramento de uma cabeça de toiro, oferta da aficionada Clara Maria Fonseca. Esta cabeça é de um toiro lidado em 1901 aquando da inauguração da praça de toiros "Palha Blanco".
Seguiu-se um jantar convívio na sede do Clube Taurino Vilafranquense, onde todos contaram "histórias" vividas à época e desconhecidas da maioria dos presentes.

Fotos Ricardo Relvas