terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fotógrafo "da morte de Manolete" hospitalizado e quase a fazer 100 anos



Há 65 anos, na praça de toiros de Linares, Francisco Cano era o único repórter fotográfico presente na trágica tarde em que o toiro "Islero" de Miura colheu mortalmente o mítico Manuel Rodríguez "Manolete". As suas fotos da tragédia, únicas, ficaram célebres e celebrizaram-no em todo o mundo.
65 anos depois, Francisco Cano passa esta efeméride - o 65º aniversário da morte de "Manolete" - numa cama de hospital, depois de esta semana ter sido operado a uma fractura da bacia, em virtude de uma queda dada à porta do hotel em Bilbau onde, com 99 anos de idade (faz 100 no próximo dia 18 de Dezembro) se mantinha em actividade, fazendo a reportagem da Feira Taurina local.
Apesar do acidente, Cano mantém a boa disposição e o bom humor, farta-se de receber visitas e de atender telefonemas e espera dentro de dias abandonar o hospital para retomar a actividade!
Na foto ao lado, com o nosso Ricardo Relvas, há dois anos em Vila Franca de Xira, quando foi hpomenageado pelo Clube Taurino Vilafranquense durante a Semana Taurina.

Fotos Cano e D.R.