quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ex-forcado morre aos 87 anos: Jesus Lourenço recorda Acácio Lyra Vidal


Vítima de acidente vascular cerebral (avc), faleceu no passado sábado, 1 de Setembro, o antigo forcado Acácio Lyra Vidal, de 87 anos, há vários anos a residir no Brasil e que pertenceu aos grupos do Ribatejo e de Lisboa. O também antigo forcado Jesus Lourenço recorda-o neste texto exclusivo para os leitores do "Farpas".


Era um verdadeiro Amigo, daqueles valentes, dos que nós prezamos ansiamos pela sua companhia. Porca miséria!
O "Brasuca", como eu carinhosa e respeitosamente o tratava, havia de partir inesperadamente! Recebi hoje uma chamada por telemóvel para me anunciar essa fatal notícia, que nojo!...
Acácio Lyra Vidal era um ribatejano nato e abriseilado por circunstância, pois estava radicado no Brasil há mais de 50 anos. Administrava uma expressiva cadeia de rádio - tinha felizmente vida folgada.
Todos os anos, nos três meses fortes de verão, aquele extremoso Amigo nos visitava. Era sempre aguardado com ansiedade, desejado mais propriamente.
A vida não vale nada, de facto! O Acácio não era tão novo assim, já rondava os 88 anos mas, que o conhecesse nunca lhe daria semelhante idade: muito vivo, arrumadício nos seus propósitos, alegre de eleição e descarado em bonomia. Boa alma.
Aquele bom Amigo, por sorte, havia-me sido apresentado já há anos por Carlos Alberto Patrício Álvares (Chaubet), este sim, muito íntimo seu. Por sua vez eu apresentara-o a José Ribeiro Santos e, assim, se tornaria um hábito, todos anos o sempre agradado convívio gastronómico. Mas desta vez não deu, o destino fez-nos a partida, com as idas e vindas dele ao Algarve, enfim, o seu merecido veraneio, foi-se adiando até que nos caiu esta bomba: perdera-mos o nosso querido Amigo!
Acácio Lyra Vidal, não teria pertencido à fundação do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa por pouco mas, andou lá perto, numa rápida pesquisa na minha estante particular venho a descobrir o seu nome num dos programas de touros numa corrida na praça "Carlos Relvas" em Setúbal, no dia 3 de Agosto de 1947; para lidar 8 touros de Castro e Irmão anunciaram-se: João Branco Núncio, Manuel Conde e Dr. João Barata Freixo.
Quase, pela certa, que será esta a primeira publicação do seu nome com aquele importante Grupo de Forcados. No entanto, tenho conhecimento que - dito por ele próprio, que também terá feito parte de outro valoroso grupo de Forcados, desta vez, os Amadores do Ribatejo.
Seja como for, perdemos um grande Amigo e, a família, um ente querido, um Cavalheiro, uma pessoa de bem.
A toda a família enlutada, desejamos os mais sentidos pesamos, na certeza, que quando os seus restos chegarem ao Brasil, a sua alma, descansará em paz eternamente.

Jesus Lourenço

Foto D.R.