quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Governo espanhol acelera projecto de defesa da Tauromaquia



O Governo espanhol vai acelerar a aprovação, em Fevereiro do próximo ano, de um decreto que "blinda" a Festa de Toiros com o objectivo de que as corridas não possam ser proibidas em nenhum lugar de Espanha e que os toiros possam assim voltar à Catalunha - anuncia hoje a imprensa do país vizinho.
O Executivo pretende acelerar a declaração da Tauromaquia como Bem de Interesse Cultural, uma iniciativa iniciada há alguns meses, apresentando um projecto na Comissão de Cultura com o objectivo de encurtar ao máximo os prazos para pôr em marcha a iniciativa. Segundo informa "El Confidencial Digital", o Governo já deitou mãos à obra e já deu instruções ao grupo parlamentar do Partido Popular (PP).
Juan Manuel Albendea, deputado do PP e presidente da Comissão de Cultura do Congresso (Parlamento), já comunicou aos impulsionadores da ILP que "o mais provável é que sejam chamados a defender a iniciativa na Comissão já no próximo mês de Outubro, na segunda quinzena".
Esta decisão de acelerar e antecipar todo o projecto de defesa da Festa Brava em Espanha coincide com a decisão do Tribunal Constitucional francês, que há dias avalizou a legalidade das corridas de toiros no Sul do país, derrotando uma iniciativa dos anti-taurinos, que as pretendiam proibir.

Foto D.R.